Continente Europeu

Páginas: 18 (4344 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
Introdução

A Europa é um continente situado no hemisfério norte do globo terrestre. Ao norte do continente europeu situa-se o Oceano Glacial Ártico; ao sul os mares Mediterrâneo, Negro e Cáspio, a leste os Montes Urais e a oeste o Oceano Atlântico. Do ponto de vista econômico é o continente mais rico e desenvolvido do mundo.













Europa - Continente Europeu

Mapa doContinente Europeu
Etimologia
Na mitologia grega, Europa era uma princesa fenícia que Zeus sequestrou depois de assumir a forma de um touro branco deslumbrante. Ele a levou para a ilha de Creta, onde ela deu à luz Minos, Radamanto e Sarpedão. Para Homero, Europa (em grego: Εὐρώπη, Eurṓpē) era uma rainha mitológica de Creta e não uma designação geográfica. Mais tarde, o termo Europa foi usado parase referir ao centro-norte da Grécia, e em 500 a.C., seu significado foi estendido para as terras ao norte.
Ponto de partida da Revolução Industrial e da era moderna, a Europa continua sendo um continente de grandes contrastes, onde há prosperidade e democracia, mas também pobreza, conflitos étnicos e ditaduras. Suas 48 nações costumam ser divididas em Europa Ocidental, que reúne as desenvolvidasou em crescimento, nas quais as instituições democráticas estão consolidadas - caso da Finlândia, Holanda e Irlanda -, e Europa Oriental, formada predominantemente por países que saíram do regime comunista e estão com as economias arruinadas ou em recuperação, como a Romênia, Ucrânia e a Albânia.
A maior parte dos países desenvolvidos integra a União Européia (UE) - ou a chamada Europa dos 15 -,bloco econômico no qual foram abolidas as barreiras ao comércio e o trânsito nas fronteiras. Uma moeda única comum, o euro, começa a operar em 11 dos países membros, em 1999. Embora sua cotação caia em relação ao dólar em 2000, isso não abala a prosperidade da UE, que cresce em média a taxas de 3% ao ano. Países como Portugal, Irlanda e Espanha experimentam um boom econômico depois da adesão àUE. Essa perspectiva de riqueza leva várias nações orientais, como a Hungria, a pleitearem o ingresso na UE. Se todos os candidatos cumprirem os requisitos administrativos, financeiros e democráticos para a adesão, a estimativa é que, até 2007, a UE terá 27 membros.
Atualmente, as nações da Europa Ocidental recebem em média 1,2 milhão de imigrantes por ano, incluindo refugiados e ilegais, vindos emsua maioria do Leste Europeu, norte da África e Oriente Médio. Essa mão-de obra é usada em trabalhos desprezados pela população local como a colheita nos campos e a construção civil. Há também demanda por profissionais qualificados para atender o crescimento da indústria de alta tecnologia. Estudos da ONU indicam que a Europa precisará de cerca de 160 milhões de imigrantes até 2025 para compensara estagnação no crescimento demográfico.
A imigração gera descontentamento em parte da população, que teme a perda de empregos e a queda do padrão de vida. Esse medo, aliado a sentimentos racistas, tem como conseqüência o aumento do apoio do eleitorado de vários países, como Áustria, Noruega e Bélgica, a partidos de extrema direita, favoráveis à contenção da imigração, e o crescimento deatentados contra minorias.
Ao longo da história européia, invasões da Ásia e da África, misturas de povos, cismas religiosos e guerras deram lugar a nações que abrigam diferentes grupos étnicos ou culturais, gerando conflitos. Em anos recentes há guerras na Croácia, na Bósnia e em Kosovo e em repúblicas da antiga União Soviética (Geórgia, Armênia e Azerbaidjão). Para reforçar a segurança do continente,a União Européia decide em junho de 2000 criar uma força rápida de intervenção, formada por 60 mil militares, para agir em coordenação com a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

Países
Total - 48: Europa Oriental: Albânia, Armênia, Azerbaidjão, Belarus, Bósnia-Herzegóvina, Bulgária, Croácia, Eslováquia, Eslovênia, Estônia, parte européia da Federação Russa, Geórgia, Hungria,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Continente Europeu
  • Continente Europeu
  • CONTINENTE EUROPEU
  • Continente europeu
  • Continente europeu
  • Continente europeu
  • Continente Europeu
  • Continente europeu

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!