CONTEXTUALIZA OTOYTISMO

1582 palavras 7 páginas
UNIVERSIDADE NILTON LINS CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

SEMINÁRIOS ESPECIAIS III

MANAUS/AM
2015
Elionay Batista Frota

FORDISMO/TAYLORISMO E TOYOTISMO

Trabalho solicitado pela Profª Aline Ribeiro de Lima, orientadora da disciplina de seminários especiais III, do curso de Serviço Social da turma SVS 037.

MANAUS/AM
2015
DESENVOLVIMENTO

FORDISMO/TAYLORISMO

O sistema de produção fordista foi criado para atender as necessidades de um mercado consumidor em demanda crescente; a produção era em série e pouco variada, como forma de reduzir custos, tal sistema só pôde realizar-se em grande escala através da esteira rolante criada por Henry Ford que, com seu invento, elevou ao máximo o aproveitamento da técnica de decomposição do processo de produção, criada pelo engenheiro americano Taylor, na qual cada trabalhador fazia apenas uma pequena parte do todo: "Com isto podiam ser eliminados do processo de trabalho industrial os últimos restos de competência artesanal" (Kurz, 1993, p.236).
Essa forma de produção foi adotada por outros setores da indústria. "Assim tornou-se possível, para muito além da indústria automobilística, a produção em massa em muitos setores. Somente após a segunda Guerra Mundial, impôs-se o fordismo universalmente. As novas indústrias de produção em massa não apenas se tornaram o centro de uma acumulação de capital sem par, mas também o de um modelo social" (Kurz, 1993, p.237). Segundo o mesmo autor, esse modelo também teve seu reflexo no modo de viver das pessoas, marcado pela uniformidade.
Este modelo de produção predominou até início dos anos 80, quando começou a declinar, sendo então substituído por outra forma de produção, o então chamado modelo japonês ou toyotismo.

A grande inovação do fordismo,

Relacionados