contextualiza do campo de estagio CAPS ADIII

3958 palavras 16 páginas
FPB-FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAIBA

ESCOLA DE SAÚDE
BACHARELADO EM SERVIÇO SOCIAL

ELISABEL HELLY BEZERRA DA COSTA

CONTEXTUALIZAÇÃO DE CAMPO DE ESTÁGIO I
CAPS RANGEL AD III ALCOOL E DROGAS

JOÃO PESSOA-PB 2015

ELISABEL HELLY BEZERRA DA COSTA

Este trabalho foi elaborado para avaliação e pré-requisito da disciplina de Estágio Supervisionado I durante o período de Supervisionado I nesta Faculdade. Sob as orientações da Profº.Ms Dalliana Grisi, e da Supervisora de Campo Gerlane Bandeira.

JOÃO PESSOA-PB 2015

APRESENTAÇÃO

Este trabalho, refere-se a Contextualização do campo de Estágio Supervisionado I realizado no CAPs ADIII – David Capistrano da Costa Filho. Sua objetivo é apresentar o surgimento das Políticas Sociais dentro do contexto internacional perpassando pelas peculiaridades vivenciadas na Política Social do Brasil avaliando os impactos que ela vem sofrendo na atualidade. Dentre os temas aqui exposto iremos enfocar a respeito da Política Social da Saúde evidenciando todo o processo evolutivo desta, os principais marcos ocorridos e focalizando a atuação do Serviço Social na área da saúde. Há também um sucinto reporte sobre o histórico do CAPs ADIII – David Capistrano da Costa Filho abordando o perfil dos usuários, serviços, programas e projetos e o desenvolvimento da prática do Assistente social dentro da Instituição. Por fim, destacaremos os referenciais utilizados para a construção desse trabalho, como também na parte dos anexos colocaremos alguns dos documentos utilizados pelo Serviço Social na operacionalização de sua prática e dentro desse contexto pretendemos trazer conhecimentos que possam oferecer o maior suporte para analises e discussão de todo o trabalho.

BREVE HISTÓRICO DA SAÚDE PÚBLICA NO BRASIL: DA ORIGEM A CONTEMPORANEIDADE No final do século XIX iniciava – se no Brasil, o que mais tarde ficou conhecido como políticas sociais. De caráter pontual e emergencialista, as

Relacionados