Contextualização do ensino na modalidade ead

Páginas: 9 (2167 palavras) Publicado: 21 de abril de 2011
CONTEXTUALIZAÇÃO DO ENSINO NA MODALIDADE EAD

Anderson Santamarina

Engenheiro Civil formado pela PUC Minas - Campus de Poços de Caldas - MG
Pós-Graduado em Engenharia de Estruturas pela PUC - Minas
Engenheiro de Segurança do Trabalho pela Aupes - Pirassununga - SP
Licenciatura Plena em Matemática (Univen)
Licenciatura Plena em Física (Univen)
Licenciatura Plena em Química (Univen)Bacharelado em Teologia (Cesumar)
Mestre em Sistemas de Produção na Agropecuária – Unifenas (Capes 3)
Discente do Curso de Licenciatura para Bacharéis - Formação Pedagógica para Docentes na Fatec de Americana – SP.
Discente de Teologia do Centro Universitário de Maringá – PR.
Email: asantamarina@ig.com.br

Orientador: Prof. MSc. Anderson Luiz Barbosa

Resumo
Nos últimos anos temosvisto muitas siglas e denominações para os diversos tipos de ensino e aprendizagem, mas uma que causa curiosidade, até pela forma como ela cresceu e é ofertada e a educação na modalidade EAD.
Tentaremos ao longo de seis paginas demonstrar as vantagens dessa modalidade e tentar entender o porquê de sua expansão na educação brasileira.
Para isso devemos fazer alguns breves relatos erelembrar algumas leis e decretos, que fundamentam a legislação brasileira e posteriormente analisarmos este fenômeno.
De acordo com a legislação educacional brasileira, "EAD - Educação a Distância”, é uma forma de ensino que possibilita a auto-aprendizagem, com a mediação de recursos didáticos sistematicamente organizados, apresentados em diferentes suportes de informação, utilizadosisoladamente ou combinados, e veiculados pelos diversos meios de comunicação.

Palavras-Chave: Ensino, educação e distância.

Abstract

Recent years have seen many acronyms and names for different kinds of teaching and learning, but one that causes curiosity, even the way she has grown to be offered and education in the ODL mode.
Try over six pages show the advantages of thismodality and try to understand why its expansion in Brazilian education.
For this we must make some brief reports and recall some laws and decrees, which underlie the Brazilian legislation and further analyze this phenomenon.
According to the Brazilian educational legislation, "Distance Education - Distance Education," is a form of education that enables self-learning, with the mediationof learning resources systematically organized and presented in different media, used alone or combined, and conveyed by various media.

Keywords: Education, education and distance.

Introdução
De acordo com BRASIL, as definições sobre o ensino na modalidade EAD, constam no Decreto n.º 2.494, de 10 de fevereiro de 1998, que regulamenta o art. 80 da LDB lei n.º 9.394/96, lembrando queentendem-se, por tecnologias telemáticas aquelas que permitem uma rápida comunicação entre docentes e discentes.
Nesta modalidade de educação, diferentemente dos que muitos pensam, não é nova, pois já na Alemanha em 1890 surgem os primeiros traços. A partir daí, inúmeros países adotam o ensino a distância como uma opção a mais de ensino em todos os níveis de educação, trazendo para os diasde hoje como médio, técnico, graduação e pós-graduação lato sensu.
Desde a Antigüidade constatam-se iniciativas de distribuição de informações, orientações e instruções entre pessoas ou cidades que pode ser entendido como à modalidade da educação à distância. Tanto na Grécia como, posteriormente, em Roma, as pessoas comunicavam-se através de correspondência (correio), com o intuito detroca de informações sobre o cotidiano privado e/ou da comunidade, transmitindo informações, notícias úteis ao desenvolvimento econômico e social das comunidades. Com o advento das ferramentas (mídias) modernas, é que estas primeiras manifestações originárias na antiguidade, adquiriram as características e posteriormente seu auge de ensinar determinados saberes sem a relação presencial entre o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • modaLIDADES DE ENSINO
  • Modalidades de ensino
  • Modalidades de ensino
  • Introdução a modalidade ead
  • Ensino ead
  • Ensino ead
  • Contextualização do ensino médio
  • Contextualização no ensino de química: chocolate

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!