Contextos históricos do romantismo

Páginas: 6 (1285 palavras) Publicado: 22 de abril de 2013
POLÍGONO VESTIBULARES
LINGUAGEM, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS

CONTEXTOS HISTÓRICOS DO ROMANTISMO

KARLA KAROLAYNE ANSELMO DA SILVA

João Pessoa
FEV/2013

KARLA KAROLAYNE ANSELMO DA SILVA

CONTEXTOS HISTÓRICOS DO ROMANTISMO

Trabalho apresentado à disciplina de Literatura, sob orientação da professora Tacianne Katiúsca Feitosa da Silva, como requisito de notas do 1º trimestre.João Pessoa
FEV/2013

1. ROMANTISMO
O romantismo é todo um período cultural, artístico e literário que se inicia na Europa no final do século XVIII, espalhando-se pelo mundo até o final do século XIX. O berço do romantismo pode ser considerado três países: Itália, Alemanha e Inglaterra. Porém, na França, o romantismo ganha força como em nenhum outro país e, através dos artistas franceses, osideais românticos espalham-se pela Europa e pela América.
As características principais deste período são: valorização das emoções, liberdade de criação, amor platônico, temas religiosos, individualismo, nacionalismo e história. Este período foi fortemente influenciado pelos ideais do iluminismo e pela liberdade conquistada na Revolução Francesa.

1.1 REVOLUÇÃO FRANCESA
A situação social eratão grave e o nível de insatisfação popular tão grande que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi a Bastilha. A Queda da Bastilha em 14/07/1789 marca o início do processo revolucionário, pois a prisão política era o símbolo da monarquia francesa.
O lema dos revolucionários era"Liberdade, Igualdade e Fraternidade ", pois ele resumia muito bem os desejos do terceiro estado francês.
Durante o processo revolucionário, grande parte da nobreza deixou a França, porém a família real foi capturada enquanto tentava fugir do país. Presos, os integrantes da monarquia, entre eles o rei Luis XVI e sua esposa Maria Antonieta foram guilhotinados em 1793. O clero também não saiu impune,pois os bens da Igreja foram confiscados durante a revolução.
No mês de  agosto de 1789, a Assembléia Constituinte cancelou todos os direitos feudais que existiam e promulgou a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão. Este importante documento trazia significativos avanços sociais, garantindo direitos iguais aos cidadãos, além de maior participação política para o povo.
O Romantismo surgiuna França graças a Revolução Francesa que não foi bem sucedida e gerou uma grande melancolia nos cidadãos franceses. A Revolução pregava os ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, os quais não foram alcançados e com isso se originou frustração e negação da realidade. Prova disso são as características da primeira fase do Romantismo Europeu: a melancolia, a negação da realidade (cotidiano) ea valorização da pátria (nacionalismo).

1.2 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial, ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada, buscou alternativas paramelhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.
O romantismo esta ligado a dois acontecimentos: a revolução francesa e a revolução industrial, responsáveis pela formação da sociedade burguesa. Depois da revolução francesa, seguiu-se uma época de rápidas e profundas mudanças no mundo europeu. A revoluçãoindustrial gerou novos investimentos que buscavam solucionar os problemas técnicos decorrentes do aumento da produção.

1.3 CHEGADA DA FAMÍLIA REAL NO BRASIL

A vinda da família real portuguesa para o Brasil se deu no ano de 1808, após a invasão das tropas de Napoleão Bonaparte a Portugal. Essa invasão foi causada porque a França não conseguiu derrotar a Inglaterra em uma disputa militar, fato...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contexto historico romantismo
  • Contexto Histórico no Romantismo
  • Contexto histórico e literário do romantismo
  • Contexto histórico do romantismo português
  • Contexto histórico na terceira geração do romantismo
  • Contexto histórico de surgimento do romantismo no brasil
  • Contexto histórico do romantismo em portugal e no brasil
  • Contexto Histórico e Características do Romantismo em Portugual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!