CONTEXTO SOCIAL E PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO

Páginas: 8 (1984 palavras) Publicado: 14 de fevereiro de 2014
1) Por definição, Engenharia é um conjunto de técnicas e métodos para ampliar o conhecimento técnico e cientifico na planificação, criação e manutenção de estruturas, máquinas e sistemas para benefício do ser humano. Sempre presente em diversos setores, o seu reconhecimento assim como o crescimento de profissionais nessa área, só ganhou espaço nos últimos anos. Em especial no Brasil, a Engenhariase mostra como algo indispensável para a manutenção e ampliação da infraestrutura, a melhoria na qualidade de serviços prestados à população e a resolução de problemas nos contextos econômico e social.Por meio de diversos conhecimentos, esses profissionais aperfeiçoam técnicas e táticas de produção assim como organizam atividades financeiras, logísticas e comerciais de uma empresa.


2) AEngenharia de Controle e Automação une os princípios de elétrica, mecânica, eletrônica e computação que combinados geram um sistema mais simples, econômico, confiável e versátil. Baseia-se na modelagem de sistemas de diversas naturezas, analisando o seu comportamento dinâmico, e usando a teoria de controle para calcular os parâmetros de um controlador que faça o sistema evoluir da forma desejada, eadaptativa às mudanças dos principais elementos sob controle. O Engenheiro formado nessa área está apto projetar, implementar ou otimizar a automação de processos de produção ou até mesmo processos de serviço. Por ser um profissional capaz de atuar em diferentes áreas, o mercado de trabalho é favorável. Com o desenvolvimento de tecnologias cada vez mais eficientes, fica a cargo do Engenheiro deControle e Automação, a elaboração de novas formas de manuseio destas para aprimoramento da produção, agregando mais valor à sua profissão.


3)As mais diversas tecnologias que estão presentesno mundo hoje podem estar à disposição de nós a poucos cliques. O profissional de Engenharia de Controle e Automação está apto e fazer o uso desta para criação de novas formas de automação que venham parafacilitar o cotidiano, seja de empresas ou de pessoas. Para empresas, uma nova forma de automação pode render lucro e maior número de produtos em menor tempo, assim como para uma pessoa em sua residência que, tarefas simples do cotidiano, podem ser feitas por mecanismos criados por este profissional. Como o foco dos dias atuais é sustentabilidade, o profissional desta área, além de produzir pensandoem um maior aperfeiçoamento de sua criação, deve se ater à medidas que não prejudiquem o meio ambiente.


4) A profissão é alto título de honrae um bem social e cultural da humanidade,construída permanentemente pelos conhecimentostécnicos e científicos e pela criação artística, manifestando-se pela prática tecnológica, colocado à serviço da melhoria da qualidade de vida do homem. Do profissionalé cobrado uma conduta honesta, digna e cidadã, pois é o agente capaz de exercê-la, tendocomo objetivos maiores a preservação e o desenvolvimento harmônico do ser humano, de seuambiente e de seus valores. Realiza-se pelo cumprimento responsável e competente dos compromissosprofissionais, munindo-se de técnicas adequadas, assegurando os resultados propostos e aqualidade satisfatória nos serviços eprodutos e observando a segurança nos seus procedimentos.
A profissão é praticada através do relacionamento honesto, justo e com espírito progressistados profissionais para com os gestores, ordenadores, destinatários, beneficiários e colaboradoresde seus serviços, com igualdade de tratamento entre os profissionais e com lealdade nacompetição tendo como base os preceitos do desenvolvimentosustentável na intervençãosobre os ambientes natural e construído e da incolumidade das pessoas, de seus bens e de seus valores. A profissão é de livre exercício aos qualificados, sendo a segurança de sua prática deinteresse coletivo.

5) O Registro Definitivo junto ao sistema Confea/Crea é expedido quando o profissional tem em seu poder o diploma devidamente registrado no órgão competente, para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CONTEXTO SOCIAL E PROFISSIONAL DO ENGENHEIRO DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
  • Engenheiro de controle e automação
  • Engenheiro de controle e automação
  • Engenheiro de Controle e Automação
  • Engenheiro de controle e automação
  • Controle de doenças infecciosas no Brasil num contexto social e ambiental
  • A EFICIÊNCIA NO TRATAMENTO DE ESQUIZOFRENIA NUM CONTEXTO PROFISSIONAL, SOCIAL E FAMILIAR
  • Formação profissional em serviço social no contexto privado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!