Contexto social, politico, econômico, e cultural

Páginas: 2 (476 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2012
Com a reabertura do Mediterrâneo durante o século XIII, o comércio italiano intensificou-se, fazendo emergir uma camada burguesa. Essa atividade comercial das repúblicas marítimas, somado a atividadebanqueira de Florença, foi responsável pelo antecipado desenvolvimento econômico e urbano na Itália e consequentemente, responsável por um novo modelo de vida baseado em novas relações sociais.Assim, esse desenvolvimento econômico e urbano possibilitou também um desenvolvimento cultural e artístico antecipado em relação as demais nações, dando origem ao que denominamos Renascimento.
Essemovimento de mudanças culturais, apesar de ser caracterizado pela retomada dos valores da cultura greco-romana não era simplismente uma cópia dos valores da cultura clássica mas sim, uma utilização dessesde uma nova maneira baseando-se em uma realidade bem diferente da passada. Entre os valores difundidos no seio da Renascença está o antropocentrismo, ou seja, ao fazer do “homem a medida de todas ascoisas” compreendia o mundo como produto da ação do homem.
Outro valor difundido era o racionalismo, ou seja, a idéia de que tudo é compreensível e explicável através do uso da razão humana. É nabusca dessa explicação que tem o origem o experimentalismo (empirismo), que em Maquiavel pode ser observado quando esse utiliza-se da análise da história para construção de sua teoria. Também, oindividualismo ( não o isolamento do homem) foi um valor renascentista, demonstrando a capacidade do homem de conduzir sua vida e fazer opções . Esse trouxe consigo o hedonismo ou seja, o “culto ao prazer”, acapacidade do homem de agir em busca do seu prazer.
Esse por sua vez, traz amarrado consido a idéia do realismo: a mesma idéia aplicada aos Estados, que agem motivados apenas pelo poder e manutençãoda segurança, não levando em consideração a ética.Além disso, cabe ressaltar ao naturalismo, que instigou uma maior observação do homem em relação ao mundo exterior .
O movimento renascentista...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contexto social politico e econômico do brasil
  • O ENFERMEIRO NO CONTEXTO SOCIAL, POLÍTICO-ECONÔMICO E EMPRESARIAL
  • Aspectos sociais, econômicos, culturais e politico do japão
  • Aspectos sociais, econômicos, culturais e politico do japão
  • Contexto economico e politico
  • simbolismo contexto social e contexto politico
  • O CONTEXTO ECONÔMICO E POLÍTICO NO SÉCULO XVIII E A CONTRIBUIÇÃO DA MEDICINA SOCIAL.
  • A unificação do Egito Antigo. Aspectos sociais, políticos, econômicos e culturais.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!