CONTEXTO HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL ATÉ A CONTEMPORANEIDADE - O projeto ético-político profissional.

3430 palavras 14 páginas
CONTEXTO HISTÓRICO DO SERVIÇO SOCIAL ATÉ A CONTEMPORANEIDADE - O projeto ético-político profissional.

Rejane Testa
Profa.: Joviane Colombeli
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Serviço Social
01/07/13

RESUMO

O serviço social representa uma importante esfera de busca e efetivação das mudanças sociais, pautadas nos direitos e nos deveres dos seres humanos. Compreendido e criado para fortalecer o poder de decisão de todas as pessoas e setores institucionais, o serviço social representou durante muito tempo somente a classe trabalhadora, porém com o passar do tempo foi se disseminando entre outras esferas, e hoje sua principal atuação é na área da saúde. Dessa forma, é notório perceber que desde os primórdios até a contemporaneidade, o serviço social buscou representar e defender as necessidades primordiais. A partir disso as pessoas se comprometerão com seu trabalho os seres humanos, de acordo com a conjuntura social a qual a sociedade e a história se encontra. Mas para que isso aconteça é necessário todo um planejamento, conhecimento e diálogo constante, além de um projeto político e ético que embasam seu trabalho, o que lhes delimita seus objetivos e sua função profissional, algo em constante construção.

Palavras-chave: Serviço Social; Contemporaneidade; Pessoas; Objetivos.

1 INTRODUÇÃO

Sabedores de que toda forma de defesa e representação na sociedade atual necessita estar envolta numa busca constante por novas oportunidades, formas de participação e envolvimento do maior número de pessoas, é de fundamental importância estabelecer e conhecer de que maneira o serviço social, pautado nessa lógica, representa dentro de uma sociedade civil organizada.
Essas alternativas compreendem uma ampla variedade de recursos, estratégias e métodos que foram se aperfeiçoando e se estruturando no decorrer da história, mas que se referenciaram especificamente na proposta de conhecer, planejar, executar e avaliar a organização social,

Relacionados