Contexto Hist Rico Brasil Romanistimo

1083 palavras 5 páginas
Com a declaração da independência,em 1822,o Brasil e os brasileiros começaram a viver um novo momento.Um clima nacionalista ganha força no cenário nacional.É aí que o Romantismo se insere.

Os temas românticos,desenvolvidos na Europa e,em especial em Portugal,aqui adquirem matrizes próprios.A liberdade passa a ser vista como a conquista da autonomia política.A volta ao passado medieval é substituída pela exaltação do herói nativo ou pela libertação do povo.A natureza deixa de ser o espaço não pervertido pelos homens para tornar-se a expressão da nacionalidade:aqui ela é ,ais bela e exuberante,''tem mais flores',''tem mais vida”

Precedentes: Período de Transição (1808-1836)
Simultaneamente ao final das últimas produções do movimento árcade, ocorreu a vinda da Família Real portuguesa para o Brasil. Esse acontecimento, no ano de 1808, significou, o início do processo de Independencia da Colônia. O período compreendido entre 1808 e 1836 é considerado de transição na literatura brasileira devido à transferência do poder de Portugal para as terras brasileiras que trouxe consigo, além da corte e da realeza, as novidades e modelos literários do Velho Continente nos moldes franceses e ingleses. Houve também a mudança de foco artístico e cultural, da Bahia para o Rio de Janeiro, capital da colônia desde o ano de 1763.
Segundo o crítico literário Antônio Cândido, no livro Noções de Análise Histórico-literária:
"No Brasil não havia universidades, nem tipografias, nem periódicos. Além da primária, a instrução se limitava à formação de clérigos e ao nível que hoje chamamos secundário, as bibliotecas eram poucas e limitadas aos conventos, o teatro era paupérrimo, e muito fraco o intercâmbio entre os núcles povoados do país, sendo dificílima a entrada de livros." O que explica o desenvolvimento literário incipiente, se comparado com o mesmo período na metrópole. Os autores vistos até então eram produto da educação europeia e/ou religiosa que receberam.
Com a vinda da

Relacionados