Contexto Empresarial

Páginas: 14 (3483 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014










































































SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 REFERENCIAL TEORICO 4
3 CONCLUSÃO 12
4 REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
As pessoas tomam decisões a todo o momento, que por sua vez podem ter diferentes graus de importância, porém as decisões no contexto empresarial possuemum impacto imediato nas ações da organização, mas, uma vez que uma decisão errada pode trazer conseqüências gravíssimas para as organizações e não ser possível reverter determinadas situações. Entretanto é onde entram o papel da contabilidade, para dirimir, mensurar, as atividades da empresa. Sendo assim, a tomada de decisão pode fazer toda a diferença para a obtenção de bons resultados para aorganização. Partindo-se dessa problemática pretende-se observar se um decisor que tem acesso a esse tipo de informação de forma adequada terá condições de desenvolver o processo decisório de maneira mais efetiva, bem como verificar se o resultado será diretamente proporcional ao cumprimento da missão, visão, objetivos e metas organizacionais.
De uma forma bem sintetizada, pode-se afirmar que opatrimônio das entidades é o objeto da contabilidade e o controle do mesmo é o fornecimento de informações sobre estes aos usuários é o seu objetivo.



2 REFERENCIAL TEORICO
A Administração não se refere apenas ao topo da organização: existe uma proporcionalidade da função administrativa, que não é privativa da alta cúpula, mas, ao contrário, se distribui por todos os níveis hierárquicos, équestão de medida, de ponderação e de bom senso. Os princípios que regulam a empresa devem ser flexíveis e maleáveis, e não rígidos. Fayol apresentou seis funções básicas e comuns para as empresas e relacionou em cinco atividades específicas de destaques, são elas: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Com o passar do tempo essas atividades, desenvolvidas pela função administrativa,foram modificando-se, e hoje são denominadas as funções administrativas e que consistem no seguinte: Planejamento – é definido como atividade pelo qual administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado (KAWASNIKA), Organização – envolve reunir e coordenar os recursos necessários para atingir um objetivo, ou seja, como a empresa ira se estruturar paraatingir seus objetivos. Ex: Determinar as atividades específicas, agrupar as atividades em uma estrutura lógica (departamentalização). Designar as atividades às específicas posições e pessoas (cargos e tarefas).Direção - é usado para, designar as pessoas, coordenar os esforços, comunicar, motivar, liderar. Podemos dizer que consiste em: interpretar os planos para os outros e dar as instruções sobre como executá-los em direção aos objetivos a atingir. Os diretores dirigem os gerentes, os gerentes dirigem os supervisores eos supervisores dirigem os funcionários ou operários. A direção pode se dar em:
1. Direção no nível global. É a direção que abrange a organização como uma totalidade. É a direção propriamente dita. Cabe ao presidente da empresa e a cada diretor em sua respectiva área. Corresponde ao nível estratégico da organização.
2. Direção no nível departamental. É a direção que abrange cada departamento ouunidade da organização. É a chamada gerência. Envolve o pessoal do meio do campo, isto é, do meio do organograma. Corresponde ao nível tático da organização.
3. Direção no nível operacional. É a direção que abrange cada grupo de pessoas ou de tarefas. Controle - é usado para definir padrões, monitorar, avaliar o desempenho, ação corretiva. A perspectiva clássica teve muitos autores conhecidos,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contexto Empresarial
  • Contexto empresarial
  • contexto empresarial
  • Contexto empresarial
  • contexto empresarial
  • Contexto empresarial
  • Contexto empresarial
  • Contexto Empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!