Contexto Empresarial

Páginas: 13 (3076 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014









































































SUMÁRIO
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
14

4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................15



1. INTRODUÇÃO


Desde os primórdios, o homemdemostrava sua real necessidade, mesmo que primária, de controle de bens e produções. Daí o surgimento da contabilidade. E com esta veio junto a necessidade de administrar estes bens e produtos para que estas organizações pudessem permanecer no mercado e ser competitivas. Como o objetivo dessas organizações era a obtenção de lucros, nasceu a economia com o objetivo de resolver ou minimizar os problemaseconômicos, atendendo assim, às necessidades humanas e promovendo o bem estar de cada um.



2 DESENVOLVIMENTO
O homem sempre precisou satisfazer suas necessidades pessoais, então abordaremos aqui como uma sociedade organiza, controla e administra a produção, a distribuição e o consumo de bens e serviços.
2.1 FUNÇÕES ADMINISTRATIVAS
Assim, é importante definir funções administrativas comosendo aquelas atividades básicas que devem ser desempenhadas por administradores para alcançar os resultados determinados e / ou esperados pelas organizações.
Para Henry Fayol, toda empresa pode ser dividida em seis grupos de funções: e uma delas é a função administrativa, que para Fayol, administrar consiste em:
a) Prever: visualizar o futuro e traçar o programa de ação;
b) Organizar: constituiro duplo organismo material e social da empresa:
c) Comandar: dirigir e orientar o pessoal;
d) Coordenar: ligar, unir, harmonizar todos os atos e esforços coletivos;
e) Controlar: verificar que tudo ocorra de acordo com o estabelecido.
As funções administrativas constituem o processo administrativo e são:
a) Planejamento: determinação de objetivos e metas para odesempenho organizacional futuro e decisão das tarefas e recursos utilizados para alcance desse objetivo;
b) Organização: processo de designação de tarefas, de agrupamentos de tarefas em departamentos e de alocação de recursos para os departamentos;
c) Direção: influência para que outras pessoas realizem suas tarefas de modo a alcançar os objetivos estabelecidos, envolvendo energização, ativação epersuasão dessas pessoas;
d) Controle: função que se encarrega de comparar o desempenho atual com os padrões predeterminados, isto é, com o planejado.
As práticas de administração podem ser atribuídas a civilizações muito antigas. Havia a necessidade de alguma forma ou sistema para governar o povo, para prestar contas de soma de bens e valores, incluindo rebanhos, propriedades rurais e rendas.Desde 1900 a administração tem evoluído á categoria de atividade central de nossa era, e a economia é uma força poderosa e inovadora de que as sociedades dependem para seu desenvolvimento. A administração é, ao mesmo tempo, fator determinante do processo econômico e modeladora das sociedades e do modo como são conduzidas as pessoas e as instituições.
Sendo assim, uma das grandes mudançasacontecidas foi a Revolução Industrial que marcou o início de um avanço tecnológico como nunca visto antes. A essência dessa revolução foi a substituição do trabalho humano pelo trabalho da máquina, o que gerou mudanças marcantes na vida diária.
No centro dessa revolução estava uma nova fonte de energia: o motor a vapor. Este forneceu uma energia mais barata e mais eficiente, revolucionando o comércio e aindústria, por consequência, essa energia reduziu custos de produção, diminuiu preços e expandiu mercados. Um espírito de inovação levou a invenção, que, por sua vez, levaram a fábrica, e estas levaram a uma necessidade por administração e organização. O mercado em expansão chamava por mais trabalhadores, mais máquinas e uma maior escala de produção de forma constante. Eram necessários...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contexto Empresarial
  • Contexto empresarial
  • contexto empresarial
  • Contexto empresarial
  • contexto empresarial
  • Contexto empresarial
  • Contexto empresarial
  • Contexto Empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!