Contexto Econômico

Páginas: 10 (2385 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CAMPUS CURITIBA
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO















ANÁLISE DE INVESTIMENTO


















CURITIBA
2013

















Trabalho de Análise de Investimentos orientado por Marcya Teresinha Dollny de Souza, apresentado ao Curso de Graduação emAdministração de Empresas da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, como requisito à obtenção de nota parcial.














CURITIBA
2013
SUMÁRIO


1 Introdução 3
2 CONTEXTO ECONÔMICO 3
2.1 EVOLUÇÃO DO PIB NACIONAL 4
2.1.1 Evolução da taxa de juros básica da economia (Selic) 5
3 EVOLUÇÃO DA INFLAÇÃO 6
4 TAXA DE EMPREGO X DESEMPREGO 8
5 SITUAÇÃO ATUAL DOS FINANCIAMENTOS PARAEMPREENDIMENTOS NO BRASIL 10
6 CUSTO DE OPORTUNIDADE E TMA 11
6.1 CONCEITO DE CUSTO DE OPORTUNIDADE E DE TMA 11
6.1.1 TMA 11
7 Aplicação TMA 12
8 Conclusão 13
9 Bibliografia 13





















1 Introdução

Esse trabalho tem como objetivo demonstrar resultados feitos através de pesquisas. A evolução do PIB, onde houve grande crescimento do mesmo, junto àsindústrias, agrícolas entre outros. Como a taxa SELIC interfere no meio econômico de um País, como nosso País vem reagindo as oscilações do mesmo impactando diretamente na inflação e na economia.
2 CONTEXTO ECONÔMICO

2.1 EVOLUÇÃO DO PIB NACIONAL

A economia do Brasil tem um mercado livre e exportador. Segundo o banco de investimento Goldman Sachs, a economia brasileira deve tornar-se a quarta maiordo mundo por volta de 2050.21 O Brasil é uma das chamadas potências emergentes: é o "B" do grupo BRICS. É membro de diversas organizações econômicas, como o Mercosul, a UNASUL, o G8+5, o G20 e o Grupo de Cairns. Tem centenas de parceiros comerciais, e cerca de 60% das exportações do país referem-se a produtos manufaturados e semimanufaturados.
O Brasil É um dos poucos países que conseguiram comsucesso reduzir a desigualdade econômica, no momento em que as desigualdades em todos os lugares estavam em aprofundamento. Sucessivos governos brasileiros, de partidos políticos rivais, conseguiram melhorar a educação, a saúde e a qualidade de vida de milhões de cidadãos pobres e que agora se juntaram a uma crescente classe média. O Brasil tem uma política energética que gerou a mais vibranteindústria de biocombustíveis do mundo. Em 1995, 15 por cento das crianças em idade escolar não iam à escola. Em 2005, caiu para 3 por cento e hoje o Brasil praticamente atingiu o ensino básico universal.

2.1.1 Evolução da taxa de juros básica da economia (Selic)

Selic é a taxa de juros que determina o custo do crédito e o rendimento das aplicações em renda fixa. Conceitua o Banco Central como:“É a taxa apurada Selic, obtida mediante o cálculo da taxa média ponderada e ajustada das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e cursadas no referido sistema ou em câmaras de compensação e liquidação de ativos, na forma de operações compromissadas.
Podemos concluir que as operações compromissadas são operações de venda de títulos com compromisso derecompra assumido pelo vendedor, concomitante com compromisso de revenda assumido pelo comprador, para liquidação no dia útil seguinte. Ressaltamos, ainda, que estão aptas a realizar operações compromissadas, por um dia útil, fundamentalmente as instituições financeiras habilitadas, tais como bancos, caixas econômicas, sociedades corretoras de títulos e valores mobiliários e sociedades distribuidoras detítulos e valores mobiliários”.
Podemos observar que a taxa de juros vem obtendo uma queda conforme passam os anos, isso ajuda obter um aquecimento no mercado econômico.
3 EVOLUÇÃO DA INFLAÇÃO

Quando falamos sobre a inflação na Brasil, referimo-nos à inflação baseada no índice de preços ao consumidor, ou seja, IPC. O IPC brasileira reflete a evolução dos preços de um pacote de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contextos Econômicos.
  • Contexto Economico
  • Contexto economico
  • O contexto econômico atual no brasil
  • Serviço no contexto economico
  • contexto economico Mexico 1980
  • Contexto econômico brasileiro
  • Contexto economico e politico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!