Contexto econômico e mercado de trabalho

Páginas: 15 (3586 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2013
UECE- UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ



CONTEXTO ECONÔMICO E MERCADO DE TRABALHO



Administração Moderna e as Novas Formas de Organização do Trabalho







Pedro Carlos Wanderley Junior

Eliana Maciel

Domingos Sávio

Vanda Maria do Nascimento

Magna Paula

Maria Aline Fernandes

Professora: Nagyla Maria Galdino Drumond









Fortaleza – Ceará13/12/2012







Novas formas de organização do Trabalho



Pensar nas novas formas de organização do trabalho nos remete imediatamente a pensar na Revolução Industrial; não somente naquela primeira ocorrida na Inglaterra ainda no século XVIII, chamada de Primeira Revolução Industrial, mas também nas duas outras que se seguiram a esta: a Segunda Revolução Industrial e a Terceira.

APrimeira Revolução Industrial teve como ´vedete´, inicialmente, a indústria têxtil de algodão, sendo seguida pela siderurgia, tendo como destaque o aço nas produções industriais da época. O sistema de técnica e de trabalho dessa fase é o paradigma manchesteriano, uma alusão à cidade de Manchester, o maior centro têxtil do período. A tecnologia característica era a da máquina de fiar e do tearmecânico. Ambas essas máquinas eram movidas a vapor produzido pelo carvão, que era a principal forma de energia então utilizada. O sistema de transporte mais utilizado era o trem, além da navegação marítima, ambos utilizando o carvão como energia motriz.

A base do sistema manchesteriano era o trabalho assalariado, do trabalhador por ofício, que era pago por cada peça feita. Observamos aqui uma grandemudança nas formas de trabalho e de se produzir bens de consumo: na idade média tínhamos a soberania do trabalho artesanal, em que uma mesma pessoa confeccionava uma peça em todas as suas etapas de produção, manualmente, agora percebemos a automatização do trabalho, através da introdução de máquinas para produzir itens de que se precisava.

A segunda Revolução Industrial teve início nos idos de1870, porém foi mais sentida nas primeiras décadas do século XX e foi um fenômeno muito mais estadunidense do que europeu. Essa revolução teve suas bases na metalurgia e na química. Neste período, o aço tornou-se um material tão básico que a siderurgia ganhou extrema expressão. A indústria de automóveis tornou-se de suma importância nesse período. O trabalhador de maior destaque de então era ometalúrgico. O sistema de trabalho da época era o fordista, em menção a Henry Ford, criador em sua indústria de carros em Detroit do sistema que se tornou a base regulamentadora da forma de trabalho que se tornou quase regra em todo o mundo industrial na época. O grande destaque foi a automação da linha de produção automobilística, consolidando a ideia de produção em série e em massa.

O aço tevesua importância confirmada na indústria, juntamente com a metalurgia, a eletricidade, a eletromecânica, o petróleo, o motor a explosão e a petroquímica. O petróleo e a eletricidade tornaram-se as principais formas de energia.

Uma consequência do fordismo foi o surgimento de um trabalhador pouco qualificado, responsável por desenvolver uma função mecânica, extenuante e para a qual não seprecisa pensar. O pensar na época era exclusividade dos engenheiros que atuavam nas fábricas, que planejavam tudo que os operários deveriam fazer. Temos, portanto, a mais forte separação entre o planejamento e a execução das tarefas, entre quem as concebe (o engenheiro) e quem as faz (o trabalhador em massa). Vemos aqui grande influência do taylorismo, nessa dissociação entre o trabalho intelectual e otrabalho manual.

Taylor criou um sistema a que nomeou de Organização Científica do Trabalho (OIT). O trabalho taylorista é especializado, fragmentado, não qualificado, intenso, rotineiro, insalubre e extremamente hierarquizado.

A Terceira Revolução Industrial iniciou-se na década de 1970 e teve como base a alta tecnologia, a chamada de ponta ou high-tech. As atividades tornaram-se mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Desenvolvimento economico e sua influencia no mercado de trabalho
  • Empregabilidade, contextos de trabalho e funcionamento do mercado de trabalho em portugal
  • A importância da segurança do trabalho no contexto socio-econômico brasileiro
  • Amazonas
  • Amazonas – seu modelo econômico de desenvolvimento e mercado de trabalho para engenheiros
  • Contextos Economicos
  • Contexto Econômico
  • Contextos Econômicos.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!