Contexto da educação física escolar

Páginas: 7 (1555 palavras) Publicado: 24 de abril de 2013
Resumo: Contexto da Educação Física Escolar

1. Abrindo o cenário: algumas questões da Educação Física na escola ao longo do século XX
Os objetivos e as propostas educacionais da Educação Física foram se modificando ao longo deste último século, e todas as tendências, de algum modo, ainda hoje influenciaram a formação profissional e as práticas pedagógicas dos professores de EducaçãoFísica.
Observando toda a história como deu-se a inclusão da Educação Física relata-se que oficialmente no Século XIX, em 1851, no Brasil, com a reforma de Couto Ferraz, embora a preocupação com a inclusão de exercícios físicos, na Europa, remonte ao século XVIII. Após a reforma do primário e do secundário, a ginástica passou a ser uma disciplina obrigatória no primário e a dança no secundário. EmReforma realizada, a seguir, por Rui Barbosa, em 1882, houve uma recomendação para que a ginástica fosse obrigatória para ambos os sexos e que fosse oferecida nas Escolas Normais. No entanto, a implantação ocorreu apenas em parte do país, Rio de Janeiro (capital da República – naquela época) e nas escolas militares. Somente em 1920 que vários estados começam a realizar suas reformas educacionais eincluem a Educação Física, com o nome mais frequente de ginástica (Betti,1991).
Em 1930, a idéia dominante na Educação Física estava baseada em perspectiva higienista. A preocupação central é com os hábitos de higiene e saúde, valorizando o desenvolvimento do físico e da moral, a partir do exercício. Ainda nesse século, em função de sistematizar a ginástica na escola, surgem métodos ginásticos.Métodos ginásticos procuravam capacitar os indivíduos no sentido de contribuir com a industria nascente e com a prosperidade da nação, devido ao modelo militarista, que buscavam indivíduos capaz de lutar, atuar em combate ou guerra, e por isso procuravam os “perfeitos” fisicamente, excluindo os incapacitados, contribuindo para a maximização da força e do poderio da população (Coletivo de Autores,1992).
Nessa época não havia distinção entre Educação Física (concepção higienista) e a instrução física militar.
Após, as grandes guerras, o modelo americano denominado Escola Nova fixou raízes, notadamente no discurso da educação e a oposição ao método tradicional.
Este movimento que surgiu na década de 20, mas que se fez presente nessa fase, tinha por base o respeito à personalidade dacriança, visando desenvolvê-la integralmente, caracterizando-se por uma escola democrática e utilitária, cuja ênfase punha-se no aprender fazendo.
O discurso predominante passa a ser: a Educação Física é um meio da Educação. E neste contexto que, num concurso promovido pelo Departamento de Educação Física (DEF), vence a proposta que propõe o conceito biossócio-filosófico da Educação Física emsubstituição ao conceito anátomo-fisiológico que vigorava até então.
Quando fez referências nesse período da história da Educação Física, Ghiraldelli Jr (1988) lembra que, apesar da adoção da concepção pedagogicista, não houve abandono na prática de uma Educação Física comprometida com uma organização didática ainda sobre parâmetros militaristas. Esse movimento passa a ser reprimido durante a ditaduramilitar. Mesmo assim, em 1964 o governo militar passa a investir e ascender o esporte novamente na sociedade com a inclusão do binômio Educação Física/Esporte. Neste período a ideia central girava em torno de BRASIL-POTÊNCIA , no qual era fundamental eliminar as críticas internas e deixar transparecer um clima de prosperidade e desenvolvimento.
Do mesmo modo, outro autor Castellani Filho (1930) analisaesse período como uma tentativa do Estado de reprimir os movimentos estudantis no sentido de desviar as atenções dos estudantes das questões de ordem sócio-política, contribuindo, assim para a construção do modelo de corpo apolítico. Nessa época a frase mais conhecida era: “Esporte é saúde.”
É nessa fase da história que o rendimento, a seleção dos mais habilidosos, o fim justificando os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Folclore no contexto da educação física escolar
  • A inteligência em jogo no contexto da educação física escolar
  • Educação no contexto escolar
  • A educação escolar no contexto atual
  • Dança no contexto escolar na cidade de cornélio procópio: visão dos professores de educação física
  • Educação Física e seus contextos históricos
  • O Contexto da Educação Física na Escola
  • Educação fisica no contexto rural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!