Contenção de Risiduos Liquidos

779 palavras 4 páginas
Nome:Amanda Neves
Professora : Daniela Correia

Contenção de resíduos líquidos e tratamento para resíduos gasosos

1. OBJETIVO
Este procedimento tem por objetivo subsidiar uma política de gestão voltada para a minimização, reutilização, reciclagem, tratamento e destinação final adequada dos resíduos sólidos, dos efluentes líquidos e das emissões atmosféricas, assegurando o cumprimento contínuo da legislação ambiental aplicável .
2. APLICAÇÃO
Este programa aplica-se a todas as atividades de construção e montagem
Desenvolvidas pela ECMAN Engenharia. 3. ESCLARECIMENTOS / DEFINIÇÕES
Acondicionamento: Disposição de resíduos de forma ordenada e criteriosa a fim de minimizar impactos à saúde e segurança das pessoas e/ou ao meio ambiente, objetivando também, a sua separação segura para reutilização, reciclagem ou encaminhamento para destinação final.
Aterro Sanitário: Área para disposição de lixo que obedece a padrões técnicos adequados de impermeabilização do solo, do tratamento de efluentes e da cobertura dos resíduos, visando proteger a saúde humana e o ambiente;

Baia: Local usado para segregar, acondicionar e acumular diferentes tipos de resíduos, devendo ser identificado, sinalizado, pavimentado ou provido de base feita com material impermeabilizante, coberto e arejado, possuindo aparatos de contenção.
Coleta Seletiva: Operação de recolhimento e segregação de resíduos sólidos, visando reduzir o crescente impacto ambiental associado à extração, geração, beneficiamento, transporte, tratamento e destinação final de matérias-primas, provocando o aumento de lixões e aterros sanitários.

Processamento: Tratamento de resíduos, onde estes atuam como combustíveis, sendo o seu conteúdo energético aproveitado no processo de fabricação do cimento ou artefato cerâmico e, as cinzas resultantes incorporadas ao produto final.
Disposição Final: Encaminhamento de resíduos para o seu destino final (ex: aterros sanitários e/ou

Relacionados