contenção, coeta de materias e parÂmetros vitais em equinos

9476 palavras 38 páginas
1

1. INTRODUÇÃO
Este trabalho refere­se à contenção, parâmetros vitais e coleta de amostras em equinos, demonstrando a forma correta de realizar esses procedimentos e está dividido em etapas.
A primeira etapa abordará os tipos de contenção existentes, bem como os materiais utilizados para a sua realização, já que é ela que garante que todos os procedimentos sejam realizados com segurança, tanto para o profissional que realiza o trabalho, quanto para o animal. Entre os tipos de contenção que podem ser realizadas estão:
A Contenção Mecânica que tem como finalidade principal restringir, na medida do possível, a atividade física do animal, na tentativa de que se realize a avaliação do paciente ou a execução de outros procedimentos como a utilização de curativos ou a administração de medicamentos por exemplo.
A Contenção Química que é realizada com a utilização de sedativos e/ou anestésicos, indicados pelo médico veterinário.
Em seguida falaremos sobre os parâmetros vitais a serem examinados pelo médico veterinário para que o mesmo possa estabelecer uma relação sobre as possíveis causas que levaram o animal a desenvolver determinado tipo de doença, pois, para que se realize um completo exame clínico é necessário saber os valores fisiológicos dos equinos. Entre os parâmetros que podem ser avaliados estão:
● TC (Temperatura Corporal)
● FR (Frequência Respiratória)
● TPC (Tempo de Preenchimento Capilar)
FC (Frequência cardíaca)
Motilidade gastrointestinal
● Exame de mucosas



2

A última parte se dedica a falar sobre coleta de amostras e sua importância clínica no que diz respeito ao diagnóstico de doenças, sua forma de preparo bem como a correta forma de armazenamento e descarte de amostras sanguíneas, fezes, urina, citologia, raspado de pele e fluídos corpóreos.
2. CONTENÇÃO
Uma contenção correta se faz necessária para se manejar os cavalos, realizarem exames clínicos e aplicar a terapêutica indicada. Visando sempre a
nossa

Relacionados