CONTEMPORANEIDADE, SUBJETIVIDADE E PRÁTICAS ESCOLARES

1703 palavras 7 páginas
O Filme

Entre les Murs (pt: A Turma / br: Entre os Muros da Escola) é um filme francês vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes em 2008.[1] A história baseia-se no livro homônimo escrito por François Bégaudeau, que além de escritor, é também professor. O diretor Laurent Cantet convidou-o a estrelar o filme juntamente com um elenco formado por não-atores. Durante sete semanas as filmagens aconteceram no interior de uma escola no subúrbio de Paris. O resultado desse trabalho foi um filme exibido nos cinemas de quarenta e quatro países entre maio de 2008 e agosto de 2009 e presente em quatorze festivais de cinema.
O tema central do enredo é a difícil relação entre professor e aluno, nos dois sentidos. A autenticidade do filme se deve a François Bégaudeau, que é o ator principal na adaptação cinematográfica feita por ele mesmo de um livro com relatos de suas experiências pessoais lidando com seus alunos. Tal envolvimento poderia estragar a fita, mas nas mãos do experiente diretor Laurent Cantet o saldo é muito humano e bonito. Também merece elogios a dramaturgia de François, que se desapega do ego e constrói um protagonista com falhas, para mostrar bem várias falhas na relação. O roteiro propõe-se a abrir diálogos, mas não tem a pretensão de apontar soluções para essa situação que não acontece só na França. Há quem chame esses filmes de ficção documental, no sentido de acesso direto à realidade, sem tanta mediação e estilização. A chave não está na transparência da montagem, mas na sintonia de atores com seus espaços e com seus gestos, palavras, roupas e maneiras de se colocarem uns em relação aos outros.
François Marin é professor de francês para a 7ª série de uma escola parisiense, uma turma que tem alunos de origens diversas. A pior idade do desenvolvimento de um ser humano é a 7ª série. Nesse fatídico ano, normalmente começa a puberdade e o jovem sente-se no dever de desafiar todas as autoridades. François e os demais amigos professores se preparam

Relacionados