Contemplar os aspectos históricos, filosóficos, pisco-sociais, do período de 1940-1960

501 palavras 3 páginas
DESENVOUVIMENTO
O serviço social é uma profissão que possui um curto, mais belo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no fim do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização na história da humanidade como revolução industrial uma das maiores que existiu no Brasil.
A revolução facilitou a consolidação do capitalismo, que ainda no final daquele século, adquiriu um novo perfil, deixando de lado o seu aspecto concorrencial para adquirir seu estado monopolista, gerando desta forma significativa impactos na estrutura societária.
O serviço social no princípio possuía um caráter de filantropia, contudo apresenta um perfil profissional. Durante muito tempo, o mesmo assim se manteve, adquirindo posteriormente aos dogmas da doutrina social da igreja católica humanista à profissionalização desta área, perfil que foi incorporado no início do século passado, pelo serviço social desenvolvido no Brasil.
Em seu princípio, o Serviço Social serviu aos propósitos da burguesia, que utilizou os primeiros profissionais da área, para, de forma indireta, amenizar os conflitos surgidos entre a crescente classe operária absorvida pelo sistema capitalista em ascensão, tanto na Europa quanto nos Estados Unidos da América.
Ao mesmo tempo em que se desenvolveu na Europa, seguindo concepções semelhantes, o Serviço Social também se desenvolveu nos Estados Unidos, que se tornaram o centro de referência do capitalismo, logo no início do século XX.
Assim sendo, percebe-se que o Serviço Social desenvolvido na América não apresentava o mesmo perfil daquele promovido pela burguesia européia. Este, por sua vez, teve as suas formulações vinculadas ao pensamento sociológico-conservador, que também se atrelou à doutrina social da Igreja Católica.
Contudo, é importante informar que as duas primeiras décadas do século XX foram caracterizadas por intensas lutas travadas entre as forças da organização política e sindical dos trabalhadores e as forças constitutivas do

Relacionados

  • Arte educação
    151673 palavras | 607 páginas
  • Drogas e culturas
    194634 palavras | 779 páginas