Contemplando uma formação para transformação social

Páginas: 7 (1615 palavras) Publicado: 3 de junho de 2011
Por Roberto Santiago Ferreira

Contemplando uma formação para a transformação social
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo analisar como a gestão escolar pode contribuir de maneira eficiente e eficaz na garantia de uma educação de em que por meio de práticas cotidianas se busquem caminhos que visem à constituição de uma sociedade mais justa e igualitária. Foram abordados temas como: gestãoparticipativa, o papel da escola e do gestor, além de experiências realizadas no âmbito escolar.
Neste contexto, pode-se afirmar que para o sucesso este processo necessita-se de: conscientização, investimento e determinação.
INTRODUÇÃO
Muito se fala em gestão participativa, porém ainda temos muito que refletir sobre essa modalidade de gestão para que possamos validar de fato essa prática com oobjetivo de contribuir para a transformação social: "todos os países que estão se dando bem fizeram um grande esforço para aperfeiçoar a educação, em todos os níveis e, em particular, resolveram o desafio de oferecer uma educação básica de qualidade a praticamente, todos os seus cidadãos (Moura Castro, 1992, p. 21)
Como bem define a citação anterior será necessário um esforço conjunto paraalcançarmos tal objetivo.
Para analisarmos a qualidade de uma gestão participativa na construção de uma educação que venha cumprir seu objetivo social, contemplando uma formação que crie condições de transformação social faz-se necessário situarmos o panorama educacional através das seguintes perspectivas teórico-políticas, que possam dar respostas à complexidade do campo educacional: função social daescola, gestão democrática / participativa e papel do gestor escolar.
ESCOLA PARA QUÊ?
Atualmente, as desigualdades sociais, econômicas e culturais no Brasil são fatos decorrentes de uma sociedade capitalista que vem passando por um período de transformação denominado "era do conhecimento", isto porque o conhecimento é o elemento principal da nova organização social e econômica mundial.
Este fatoque traz mudanças significativas para a sociedade, também o faz com a escola, pois as novas tendências sociais, econômicas, tecnológicas, etc. passam a exigir da escola novas atribuições, isto é, com a mudança da sociedade, a função social da escola também sofre alterações.
Passamos por várias fases desse processo capitalista, inclusive períodos em que lutar pela reconquista e pela garantia dademocracia foi um aprendizado de valor. São fatos que vão alterando o papel da escola, exigindo dela uma outra função sócio-educativa.
Neste contexto, a escola pública, em todos os níveis e modalidades da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), tem como função social formar cidadão, isto é, construir conhecimentos, atitudes e valores que tornem o estudantesolidário, crítico, ético e participativo.
A democratização na/da escola é um desafio que há muito vem se tentando alcançar, porém já é passada a hora de enfrentarmos este desafio com determinação, comprometimento e competência para que não seja desperdiçado mais um século de lutas sem resultados. Para isso, torna-se necessária a construção de uma escola democrática, plural e com qualidade social.
Umaescola que contribua significativamente para a democratização social exige uma gestão democrática. Nesse sentido, a forma de escolha dos dirigentes, a organização dos Conselhos Escolares e de toda Comunidade Escolar para participar e fazer valer seus direitos e deveres, democraticamente discutidos e definidos, são os primeiros passos para que a escola venha cumprir sua função social, contribuindoefetivamente para afirmar os interesses coletivos e construir um país mais justo.
DEMOCRATIZAR É PRECISO!
Há muito vem se discutindo esse tipo de gestão, pois as inúmeras mudanças sociais nos impõem a chamada era do conhecimento, num mundo cada vez mais globalizado. A gestão autoritária é uma prática que não cabe mais, pois não satisfaz as exigências de uma sociedade que se deseja igualitária e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pesqueisa dos educadores e formação docente voltada para transformação social
  • Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social
  • Pesquisa dos educadores e formação docentevoltda para a transformação social
  • Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social
  • Educação e transformação social
  • formação social
  • formação social
  • Formação social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!