contemplação das dores de nossa senhora

Páginas: 9 (2091 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
CONTEMPLAÇÃO DAS DORES DE NOSSA SENHORA

Com.: Irmãos, meditando juntamente com a Igreja o sepulcro do Senhor, na esperança da ressurreição, queremos neste momento de oração elevar aos céus nossa súplica, rezando o setenário das dores de Maria Santíssima. Pedimos que por sua intercessão, através da contemplação de suas dores, sejamos confortados no amor de Deus e nos preparemos profundamentepara vivenciarmos a Semana Santa e o Tríduo Pascal do Senhor.

Canto: Nossa Senhora Virgem do silêncio...

Pres.: Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.
Ass.: Amém.

Pres.: Abri meus lábios, ó Senhor.
Ass.: E a minha boca anunciará o vosso louvor.

Pres.: Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo.
Ass.: Como era no princípio, agora e sempre, amém.

(INICIA-SE A PROCISSÃO COMA IMAGEM DE N. SRA DAS DORES)

(RETORNANDO A IGREJA O PRESIDENTE INICIA A CONTEMPLAÇÃO)

Pres.: Virgem dolorosíssima, seríamos ingratos se não nos esforçássemos para promover a memória e o culto de vossas dores e lágrimas, particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos Senhora de vosso Divino Filho, pelosméritos de vossas dores e lágrimas, a graça.... (intenções particulares).
Virgem sem mácula, Mãe de piedade, cheia de aflição e de amargura; com toda a humildade de meu coração eu vos suplico que ilustreis o meu entendimento e acendais a minha vontade, para que com espírito fervoroso e compassivo contemple as dores que se propõem nesta santa coroa, e possa conseguir as graças e favores prometidos, aosque se ocupam neste santo exercício. Amém.

Primeira Dor: A PROFECIA DE SIMEÃO

“Simeão disse a Maria, mãe do menino: ‘Eis que este menino vai ser causa de queda e de elevação de muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Quanto a você, uma espada há de atravessar-lhe a alma. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações’”.

Sermão

Pres.: OREMOS Deus nosso Pai, pelaspalavras de Simeão predissestes uma vida de sofrimento para a Mãe do vosso Filho. Concedei Vos pedimos que a exemplo da mesma Virgem Maria, cujo coração foi transpassado pela espada da dor, saibamos enfrentar os sofrimentos desta vida e ser solidários com os sofrimentos dos irmãos. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Compadeço-me de Ti, Senhora, pela dor que padecestes com a profecia de Simeão,quando vos disse que Vosso coração seria o alvo da paixão de vossas dores, obrigando-vos em memória desta dor.
Pai Nosso, Ave Maria e um Glória ao Pai.

Canto: Pecadores redimidos com o sangue do Senhor. Atendei, olhai se existe, dor igual a minha dor!
Dolorosa aguda espada, transpassou-me o coração. Quando a morte de meu Filho me predisse Simeão.


Segunda Dor: A FUGA PARA O EGITO

“OAnjo do Senhor apareceu em sonho a José, e lhe disse: ‘Levante-se, pegue o menino e a mãe dele, e fuja para o Egito! Fique lá até que eu avise. Porque Herodes vai procurar o menino para mata-lo’. José levantou-se de noite, pegou o menino e a mãe dele, e partiu para o Egito. Aí ficou até a morte de Herodes”.

Sermão

Pres.: Deus nosso Pai, fizestes da Virgem Maria, Mãe do Vosso Filho, a mulherforte que conheceu a pobreza e o sofrimento, a fuga e o exílio. Suplicantes Vos pedimos, que a exemplo da Virgem das Dores, saibamos lutar para defender a vida e tenhamos a audácia de anunciar-Vos ao mundo como única luz verdadeira. Por Cristo, nosso Senhor. Amém.
Compadeço-me de Vós, Senhora, pela dor que sofrestes no desterro ao Egito, pobre e necessitada naquela longa viagem. Fazei, Senhora,que eu seja livre das perseguições de meus inimigos: obrigando-vos em memória desta dor.
Pai Nosso, Ave Maria e um Glória ao Pai.

Canto: Pecadores redimidos com o sangue do Senhor. Atendei, olhai se existe, dor igual a minha dor!
Junto ao Filho, para o Egito, eu fugi com ardor atroz, quando Herodes o buscava, para dá-lo ao vil algoz.



Terceira Dor: MARIA À PROCURA DE JESUS NO TEMPLO...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Nossa Senhora Das Dores
  • Iconografia da Esculura Nossa Senhora das Dores feito por Aleijadinho e da Escultura Pietá de Michelangelo
  • Dores
  • Dores
  • Dore
  • senhora
  • Senhora
  • Senhora

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!