Conteúdo local

Páginas: 13 (3041 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013
A exigência de conteúdo local na indústria de petróleo e gás: desenvolvimento ou estagnação?
Silvia C. Carvalho Dias
Talita J. Darwiche

Resumo
A exigência de conteúdo local na política de vários países, principalmente na indústria de petróleo e gás natural, é utilizada com o objetivo de aquecer a economia, gerar valor para a cadeia produtiva e modernizar a indústria local. Para os paísesem desenvolvimento, além acelerar a economia é um instrumento para diminuir a diferença tecnológica com os países desenvolvidos. Neste trabalho iremos abordar experiências internacionais a fim de estudar como políticas públicas de conteúdo local no setor de petróleo e gás pode ser importante ferramenta para desenvolver a indústria local, tornando-as competitivas globalmente.
Palavras-chave:Conteúdo local; petróleo, gás natural, Brasil; Noruega; Nigéria; Austrália; desenvolvimento econômico; políticas públicas.














Introdução
No Brasil, conteúdo local está oficialmente definido na Lei 12.351/10, Artigo 2.VIII, como “a proporção entre o valor dos bens produzidos e dos serviços prestados no País para execução do contrato e o valor total dos bens utilizados e dosserviços prestados para essa finalidade”. Para a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), conteúdo local nos empreendimentos de P&G, é classificado como o conjunto de materiais, equipamentos, sistemas e serviços produzidos em território nacional, os quais as concessionárias de blocos em exploração e produção adquirem de fornecedores estabelecidos no país.
Exigirpercentuais de conteúdo de origem local demanda aprimorar a indústria nacional, implementar políticas públicas e aprofundar ações já iniciadas. No setor P&G, diversos países adotaram ou adotam políticas públicas de conteúdo local para desenvolver a economia e a indústria nacional, existindo ainda aqueles que decidem por não utilizar políticas nesse sentido. Com isso, analisar modelos seguidos por outrospaíses mostra-se oportuno.
O primeiro capítulo deste estudo abordará a conjuntura internacional, analisando especificamente o caso de três países em relação à adoção de políticas de conteúdo local no setor de P&G: Noruega, Nigéria e Austrália. Os países foram escolhidos estrategicamente, devido as particularidades de suas políticas ou à ausência destas.
O segundo capítulo examinará o exemploseguido pelo governo brasileiro,
Por fim, o terceiro capítulo apresenta a conclusão desse estudo, de maneira a comparar os exemplos internacionais e observar as melhores práticas para serem seguidas pelo Brasil.
http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/TDs/td_1775.pdfA Política de Conteúdo Local no Mundo

As regras de conteúdo local são utilizadas como mecanismo para captura eficienteda receita do setor petrolífero, com o objetivo de atingir desenvolvimento nacional estruturado a partir da exploração de uma riqueza natural. Porém, os governos devem aplicar essa política estrategicamente, caso contrário, o que geraria crescimento pode levar à problemas estruturais e perda de bem estar econômico.
Pode-se dizer que a política de conteúdo local deve estar atrelada a políticaindustrial para fortalecer a economia e gerar um crescimento sustentado. A aplicação ativa dessas políticas nos diversos setores produtivos tem objetivo de atender a demanda da indústria de petróleo e gás, uma vez que é necessário investimento em toda sua cadeia de suprimento, desde mão de obra qualificada à P&D.
A literatura apresenta diversos exemplos de políticas aplicadas pelo mundo,estratégias com exigência mínimas de conteúdo local até outras sem qualquer política específica, porém todas com o desejo de crescimento sustentável. Tomando como base o estudo do IPEA (2012), será explicitado o exemplo de três países que sumarizam as políticas praticadas.
A Noruega é um clássico exemplo de país que conseguiu aprimorar sua indústria tecnológica tornando-se um case de sucesso, sendo uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conteúdo local
  • O bê-a-bá do conteúdo local
  • A Politica de Conteudo Local
  • PWC Conteudo LOcal
  • Brazil conteudo local ONIP
  • POLÍTICA DE CONTEÚDO LOCAL NO SETOR PETROLÍFERO BRASILEIRO
  • Conteudo Local no Mercado Petróleo e Gás ANP
  • conteudo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!