CONTAS REGIONAIS: UMA ANÁLISE DA REGIÃO SUL DO BRASIL

Páginas: 11 (2545 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014


CONTAS REGIONAIS: UMA ANÁLISE DA REGIÃO SUL DO BRASIL





RESUMO
O atual contexto de crescente globalização das economias tem contribuído decisivamente para as constantes transformações que vêm ocorrendo no âmbito das atividades produtivas e das estratégias competitivas das empresas. Estas procuram acompanhar as tendências atuais de formações dos blocos econômicos depaíses, com reflexos sobre a especialização produtiva de cada estado ou região, precisam conhecer as informações referentes ao desempenho e às capacidades das economias de cada estado.
Os estados passam por mudanças, dificuldade, problemas nas suas economias. Devido isso, estão em constante processo de mudanças e transformações. O setor ou atividade que antes tinha bom desempenho, hoje podenão ter mais. Algum setor ganha destaque, enquanto outro é desprestigiado.
Considerando as especificidades das economias regionais, sobretudo a economia da Região Sul, e com base na participação no Produto Interno Bruto (PIB) dos três estados foi realizado o Teste de Correlação entre PIB e diferentes atividades, no período de 2005 a 2009 para testar se houve ou não alguma relaçãoentre as variáveis e também para analisar qual estado teve o melhor desempenho nessa série temporal escolhida.
1. INTRODUÇÃO
Uma vez que a disponibilidade de dados para formulação das políticas regionais está sendo cada vez mais exigente, as instituições de estatística regionais assumem não apenas o levantamento de dados, mas também as estatísticas do país e de cada uma das suas regiões.
A RegiãoSul do Brasil é composta pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Possui uma área terrestre de 576 409,6 km², sendo esta a menor das regiões do país. Limita-se ao sul com o Uruguai; a oeste com a Argentina e o Paraguai; a noroeste e ao norte com os Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo; a leste com o oceano Atlântico. Seus 27.384.815 habitantes representam uma densidadedemográfica de 47,59 hab./km². Apesar de ser a menor de todas as regiões, em termos de área, é a segunda mais desenvolvida e a sua população é muito superior à das regiões Norte e Centro-Oeste.
Em relação à parte econômica da região Sul, a distribuição das atividades está nos setores primários, secundários e terciários. A existência de extensas áreas de pastagens naturais favoreceu odesenvolvimento da pecuária extensiva de corte na região Sul. Há o predomínio da grande propriedade e o regime de exploração direta, já que a criação é extensiva, exigindo poucos trabalhadores, o que explica o fato de haver uma população rural muito pouco numerosa na região.
Devido à ampliação do mercado consumidor local e extra-regional e ao surgimento de frigoríficos na região, em certas áreas já ocorre umacriação mais aprimorada, pecuária leiteira e lavouras comerciais com técnicas modernas, destacando-se o cultivo do arroz, do trigo e da batata.
A agricultura é desenvolvida em áreas florestais, com predomínio da agricultura familiar e da pequena propriedade, que foi herdada dos europeus, principalmente dos alemães que foram os principais colonizadores da região Sul.




2. METODOLOGIA2.1. Fonte de dados

O presente trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa de dados coletados do site do IBGE3, baseados no livro Contas Regionais do Brasil – 2005 a 2009, escrito pelos próprios colaboradores do Instituto. A metodologia das Contas Regionais do Brasil compreende a estimativa do PIB de cada Unidade da Federação, a preço corrente e valor adicionado a preço básico e preçoconstante do ano anterior.
Neste presente trabalho, analisarei o desempenho dos três estados da Região Sul nos setores de: Agropecuária, Indústria e Serviços, incluindo em cada um destes, algumas atividades como: agricultura, silvicultura e exploração florestal, indústria de transformação e transporte, armazenagem e correio, entre outros.

2.2 . Análise de dados
A economia da Região...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Gastronomia Regional Brasileira
  • Região Sul do Brasil
  • Região sul do brasil
  • Região sul do Brasil
  • REGIÃO SUL DO BRASIL
  • REGIAO SUL DO BRASIL
  • Trabalho região sul do brasil
  • Gastronomia da Região Sul do Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!