Contando histórias

Páginas: 9 (2177 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI
INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DE INDAIAL


Rodovia BR 470 - Km 71 – Nº 1.040 – Bairro Benedito – 89 130-000 – Indaial/SC - Fone 0800 642 5000 - www.uniasselvi.com.br
Pedagogia (PED 0036) – Literatura Infantil
21/06/11

Contando Histórias
Carine Mayewski
Tutora: Marestela Oliveira Bittencourt

Resumo
Contar ouler histórias para crianças possibilita suscitar o imaginário infantil, responder perguntas, encontrar e criar novas idéias, estimular o intelecto, descobrir o mundo imenso dos conflitos, das dificuldades, dos impasses, das soluções. É ouvindo histórias que se podem sentir emoções como: raiva, tristeza, irritação, pavor, alegria, medo, angústia, insegurança e viver profundamente tudo o que asnarrativas provocam e suscitam em quem as ouve ou as lê com toda a significância e verdade que cada uma elas faz ou não brotar. Contar e ler histórias implica também em desenvolver todo o potencial crítico da criança, pois através da audição de histórias a criança é levada a pensar, questionar e duvidar, estimulando, desta forma, o seu senso crítico. Com isso, entendemos a oralidade da comunicação quese coloca para além do texto escrito.

Palavras – chave: Contação de história. Literatura Infantil. Pratica Pedagógica.


1 Introdução

As cortinas se abrem e lá está ele, sujeito mediador de um processo rico e infinito. Processo de vivência e experienciação com o fantástico universo das histórias. O sujeito em questão é o contador de histórias. Contar historias independente de idade,sexo, cor, etnia, enfim, contar é uma arte, assim como a literatura também é.


2 A literatura infantil e a contação de histórias

A literatura infantil é arte. O contato com a mesma, assim como sua representação, é permeado pela arte.
A percepção da constituição e a construção de literatura infantil ao logo dos tempos têm muita importância na e para a formação do ser humano.
Aliteratura infantil tem sua especificidade marcada pelo sujeito a que se destina, a criança. Concebendo a mesma, sua respectiva cultura-a infância-, é que as histórias são escritas. A percepção dos autores de obras infantis do universo a que elas as crianças fazem parte é fundamental para que a mesma seja embuída em sentidos e significados.
Ler uma história é um momento que pode se dar de modoindividualizado ou coletivamente. Uma historia pode ser apresentada de diferentes modos e enunciados. As historias vividas de modo coletivo se dão nas chamadas contações. As contações de historias ocorrem em diferentes contextos: familiares, escolares, espaços públicos, em fim podem acontecer por meio de nossos avós, pais, irmãos, tios, professores, em praças, livrarias, bibliotecas etc.

Constatada aimportância da história como fonte de prazer para a criança e a contribuição que oferece ao seu desenvolvimento não se pode correr o risco de improvisar. O sucesso da narrativa depende de vários fatores que se interligam, sendo fundamental a elaboração de um plano, um roteiro, no sentido de organizar o desempenho do narrador, garantindo-lhe segurança e assegurando-lhe naturalidade. O roteiropossibilita transformar o improviso em técnica, fundir a teoria à prática.

Sendo assim, a conotação de histórias exige a pesquisa, a preparação, o cuidado e o respeito pela história que se pretende contar. Isso quer dizer que, antes de ser contada, a história deve ser lida pelo contador. Posteriormente, na preparação para a contação, aspectos como: descrições sucintas, privilegiando a imaginação,exploração de diferentes modalidades e possibilidades; e iniciação do momento de contação é fundamental.



3 Etapas da contação de histórias

Contar é uma arte e como toda arte merece apreço e pesquisa. Ao contar uma história, a voz, ritmo, o espaço, o tempo, o meio, em fim, diferentes aspectos necessitam ser estudados e analisados. Segundo Coelho (2006, p. 13):

Constatada a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contando história
  • Contando uma história
  • Contando Histórias
  • contando historias
  • Contando Histórias
  • Brincando e contando historias
  • Fortaleza contando sua história
  • CONTANDO HISTORIAS NUM PROJETO DE EXTENSÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!