Contaminantes

Páginas: 5 (1070 palavras) Publicado: 15 de maio de 2013
3) a) Avaliação preliminar


O objetivo da etapa de avaliação preliminar é a realização de um diagnóstico inicial das áreas potencialmente contaminadas (APs), o que será possível realizando-se levantamento de informações disponíveis sobre cada uma das áreas identificadas na etapa anterior e do reconhecimento das mesmas através de inspeções de campo.
Resumidamente, a execuçãodessa etapa possibilitará:
• levantar informações sobre cada AP de modo a subsidiar o desenvolvimento das próximas etapas do gerenciamento de ACs;
• documentar a existência de evidências ou fatos que levem a suspeitar ou confirmar a contaminação nas áreas em avaliação, possibilitando sua classificação como AS, AP ou exclusão do cadastro;
• estabelecer o modelo conceitual inicialde cada área em avaliação;
• verificar a necessidade da adoção de medidas emergenciais nas áreas.
A Ficha Cadastral de ACs deve ser utilizada como guia para obtenção de informações, tanto na coleta dos dados existentes quanto na realização da inspeção de reconhecimento da área (ver seções 5101 e 5102).
Os dados obtidos na avaliação preliminar permitem estabelecer uma primeiraclassificação das áreas anteriormente identificadas como APs, além de serem utilizados para atualizar o Cadastro de ACs e indicar a seqüência de etapas que deverão ser executadas dentro do gerenciamento de ACs, visando racionalizar recursos técnicos e econômicos.
Quando a área em questão for classificada como uma AS, os dados coletados serão a base para o planejamento dasinvestigações a ser realizadas durante a etapa de
investigação confirmatória.


b) Investigação confirmatória
A etapa de investigação confirmatória encerra o processo de identificação de áreas contaminadas, tendo como objetivo principal confirmar ou não a existência de contaminação e verificar a necessidade da realização de uma investigação detalhada nas áreas suspeitas, identificadas naetapa de avaliação preliminar. Dessa forma, os resultados obtidos na etapa de investigação confirmatória são importantes para subsidiar as ações do órgão gerenciador ou órgão de controle ambiental na definição do responsável pela contaminação e dos trabalhos necessários para a solução do problema.
A metodologia utilizada para realização da etapa de investigação confirmatória éconstituída basicamente pelas seguintes partes: plano de amostragem, coleta de amostras, realização de análises e interpretação dos resultados.




c) Avaliação de Risco à Saúde Humana
O objetivo principal da etapa de avaliação de risco é a identificação e quantificação dos riscos a saúde humana, decorrentes de uma área contaminada, uma vez que a saúde humana e a segurança da populaçãodevem ser priorizadas, dentre os bens a proteger expostos, na avaliaçao de risco em uma área contaminada.
Dependendo da situação, outros bens devem ser considerados, tais como os
ecossistemas, a produção agrícola, as edificações e instalações de infraestrutura urbana.
As metodologias de avaliação de risco são baseadas em princípios de toxicologia humana e no conhecimento daspropriedades físico-químicas e comportamento
ambiental dos contaminantes.
A identificação e quantificação dos riscos, em uma determinada área contaminada, subsidiará a definiçao dos objetivos a serem atingidos na remediação e das medidas corretivas a serem adotadas.
A base inicial de dados para execução da avaliação de risco é constituída pelas informações coletadas na etapade investigação detalhada e etapas anteriores, acrescidas de outras informações sobre a toxicologia dos contaminantes envolvidos, os cenários de uso e ocupação do solo e as váriaveis de exposição configuradas na área.
As metodologias existentes de avaliação de risco a saúde humana em áreas contaminadas, seguem, em geral, a desenvolvida pela Agência de Proteção Ambiental
Americana,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contaminante
  • Contaminantes
  • Contaminantes do Solo
  • Contaminantes da Água
  • CHumbo contaminante
  • Contaminantes emergentes
  • Contaminantes Emergentes
  • Agentes contaminantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!