Contaminação dos lagos igapó em londrina-pr

Páginas: 6 (1408 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
[pic]






















































































SUMÁRIO


1 – INTRODUÇÃO......................................................................................................3


2 –DESENVOLVIMENTO...........................................................................................4


3 – CONCLUSÃO........................................................................................................7


REFERÊNCIAS............................................................................................................8



INTRODUÇÃO

Os Lagos Igapó juntos, formam o principal cartão Postal da cidade de Londrina. Porém,o que o homem construiu no intuito de embelezamento da cidade, está virando um esgoto a céu aberto.


Com 50 anos de existência recém completados, os lagos sofrem com problemas de poluição, assoreamento e descaso em todos os níveis. Tanto a população como os governantes fazem pouco caso da problemática.


Através deste trabalho, vamos conhecer um pouco da históriados Lagos, seus benefícios e os seus problemas. Mostrando uma visão holística para o problema em questão.


Outro aspecto a ser mostrado, é a interdisciplinaridade do problema. Vamos ver que com a visão de diversas áreas trabalhando de modo integrado, podemos ter resultados expressivos.












DESENVOLVIMENTO

A cidade de Londrina é um municípiocom a estimativa de 510.707 habitantes (IBGE 2009), localizado na região norte do Estado do Paraná. Importante Pólo de desenvolvimento regional, Londrina exerce grande influência sobre todo o Paraná e a região Sul do País. As principais atividades econômicas são: Comércio, Serviços, Indústrias e a Agropecuária. O Índice de Desenvolvimento Urbano (IDH), é de 0,824, o décimo entre os MunicípiosParanaenses. O clima de Londrina é classificado como Subtropical úmido mesotérmico, com chuvas o ano todo, mas com tendência a concentração de chuvas no verão. A temperatura média anual fica acima dos 21°C. A população urbana, é servida com 95,15% de água potável, 61,57% por coleta de esgoto sanitário, 96,94% residem na zona urbana e somente 3,06% na zona rural (Perfil do município de Londrina2005/2006).


O Lago Igapó, foi criado em 10 de dezembro de 1959, dia do Jubileu de Prata da cidade, através do Represamento do Ribeirão Cambezinho, na gestão de Antonio Sobrinho, como uma solução para o problema de drenagem, dificultada por uma barragem natural de pedra. Inicialmente pensou-se em dinamitar a barragem, mas prevaleceu a idéia de formar um Lago.


O nomeIgapó, vem da língua Tupi, que significa transvazamento de rios. O projeto de urbanização do Lago foi feito em 1970, quando iniciou-se a construção de calçadas e a plantação de árvores ao seu redor.


Após um período de certo abandono, foi elaborado um projeto de revitalização do Lago, na gestão de Dalton Paranaguá. Foram construídos o Zerão (Área de lazer Luigi Borguesi) e o CentroSocial Urbano. O Projeto de Burle Marx, incluía um jardim com 187 espécies de plantas nativas.


É um local de lazer, que além da Represa, propicia a prática de esportes náuticos e caminhadas. Recentemente foi criada a ciclovia.


Em 1996, o Lago foi esvaziado e teve as suas margens revitalizadas e aí começaram os problemas. Eram várias etapas a serem cumpridas, e aúltima, não se sabe por qual motivo, se falta ou desvio de dinheiro público, mas a verdade, é que o lago foi formado novamente sem o desassoreamento.


A pesquisadora Gelsy Wani P. Soares Gonçalves, formada em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), atualmente está fundamentando a sua base de dissertação de Mestrado nos dados recolhidos pelo Instituto...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Lago Igapó e seu principal afluente.
  • análise do lago igapó
  • Balanço hídrico londrina/pr
  • historia de Londrina
  • Acidez da agua ribeirao lindoia londrina pr
  • Presunção de coliformes fecais no lago igapó através da análise microbiológica da água
  • A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA VISÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA DE LONDRINA
  • ESTUDO DO COMPORTAMENTO DE ESTACAS APILOADAS EM SOLO COLAPSÍVEL DA REGIÃO DE LONDRINA/PR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!