contalilidade

342 palavras 2 páginas
Precisão

Precisão é o grau de variação de resultados de uma medição. Não é o mesmo que exatidão que se refere à conformidade com o valor real. A precisão tem como base o desvio-padrão de uma série de repetições da mesma análise.
De acordo com o VIM Vocabulário Internacional de metrologia, precisão é uma característica do instrumento. Ex.: um paquímetro tem uma precisão entre 0,01 e 0,05 mm; o micrômetro tem uma precisão entre 0,01 e 0,001. (A precisão de um instrumento é algo que não pode ser alterado)

Exatidão

Exatidão é a correspondência à real medida do objeto. Portanto um instrumento pode ser preciso mas não ser exato. Ex.: com 1 paquímetro de resolução (precisão) de 0,05 mm encontra-se a medida de 33,0 +-0,05 mm; porém, ao fazer testes com outros paquímetros constata-se que a medida real do objeto é de 30,0 +-0,05mm; ou seja, o paquímetro que mediu errado é preciso mas não é exato. (a exatidão do instrumento pode ser alterada (desgaste do bico do paquímetro, desgaste da ponta do fuso do micrômetro, etc.).

Calibração

Calibração é o nome dado ao conjunto de operações que estabelecem, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento (calibrador) ou sistema de medição e os valores representados por uma medida materializada ou um material de referência, ou os correspondentes das grandezas estabelecidas por padrões.
Em siderurgia, na laminação de produtos não-planos de aço, é a atividade de projetar o formato dos canais usinados nos cilindros de modo a transformar passe a passe um tarugo em um produto laminado.
As operações de calibração são baseadas na comparação dos instrumentos padrão de modo determinar a sua exatidão e verificar se essa exatidão continua de acordo com a especificação de fabricante.

Relacionados

  • Contalilidade de custos
    274 palavras | 2 páginas
  • Ppclogística
    5747 palavras | 23 páginas