container

Páginas: 8 (1804 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2014
HISTORIA DO CONTAINER
O container surgiu como uma soluçao á demorada tarefa de carregar navios cargueiros, trens ou caminhoes, o que consumia um trabalho interrupto de centenas de estivadores, que levavam cerca de uma semana para encher um navio. Isso sem contar o grande numero de roubos nos portos.
Assim, com o uso de containes, um único operador com uma grua compuadorizada podefazer o mesmo serviço em um dia. Isso gerou grande impacto no comercio reduzindo o custo do frete das mercadorias em 95¨%. A padronizaçao das dimensoes do container foi fundamental para garantir seu uso no mundo todo, independentemente da carga transportada e do meio de transporte. As caixas deviam ter uma largura que permitisse seu trafego pelas rodovias e ter uuma altura que permitisse sua passagemsobre viadutos. O comprimento crioi embate pois cada transportadora queria impor o seu,o que seria um problema pos cada transportadora teria que formar uma frota propria para atender seus clientes. Essa padronização surgiu na decada de 60, quando a intenational organization for standardization (ISO) publicou 5 dimensoes basicas.
Os primeiros que se tem noticia foram usados em 1920 notransporte ferroviario, mas somente em 1956 decidiu-se usar a mesma caixa para diferentes meios de transporte.



Adaptações para a Arquitetura
As adaptações de um container para a arquitetura incluem o tratamento de isolamento, incorporando as questoes de termica e acustica, o corte para portas e janelas para garantir uma iluminação adequada do espaço interios e os revestimentos internos queincluem o piso e as paredes.
Vantagens e desvantagens do uso de containeres.
Vantagens:
- A estrutura é muito forte, pois é projetada para resistir ás diversas imterpéries e suportar grandes cargas.
-Para a arquitetura, permite modularidade e grande flexibilidade, dado que as dimensoes são padronizadas e as peças são facilmente encaixaveis entre si. Vazios pode-se empilhar ate 12 containers.
-facilidade de transporte, atraves de navios, caminhoes ou trens, bem como a grande disponibilidade de containers usados nos portos, pois um container que chega ao destino carregado, muitas vezes retorna ao pais de origem com carga, tornando o custo de transportar um container vazio um gasto desnecessaio.
- o preço desse material chega a ser bastante reduzido, garantindo uma estrutura mais baratadoque em uma construçao padrao de alvenaria, sem mencionar a economia na mao de obra. Um container usado custa por volta de R$ 3.000,00 e R$ 4.000,00.
Desvantagens
- o fato de ser fabricado de açoi, que é um bom condutor de calor e pessimo isolante acustico exige acabamentos e revestimentos para garantir o conforto do usuario.
- Por ser um material cujo manuseio e corte exige uma mao de obraespecializada, isso pode encarecer os custos, porem, o custo da obra continua sendo inferior do que uma obra tradicional.
-Necessita-se de equipamentos especializado, como empilhadeiras e guindastes, para transportar, movimentare auxiliar na montagem.
-O uso de estrutura metalica em residencias não é muito comum, o que pode dificultar na obtenção do aval de construção em alguns paises. Alem dainexistencia de legislaçao e normas que regulem o uso de container para esse fim.
-Possibilidade de contaminações tanto com relação á manutenção e preodução do container, como tambem em relação a carga que transportava anteriormente.
Alguns containers, pela norma do governo australiano recebem tratamento no piso de madeira com inseticida contendo chumbo, como e arsênico. Dependendo do solventeutilizado para pintua do material tambem pode ser prejudicial.
Questoes ambientais envolvidas no projeto com containeres.
A reutilização de containeres na arquitetura já e comprovada como sendo viavel em termos estruturais, permitindo, inclusive o empilhamneto de peças. A economia dos materiais e na construção e muito grande. Estima-se que são mais de 20 milhoes de containeres em circulaçao, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Containers
  • Containers
  • Containers
  • Containers
  • Container
  • Container
  • Container
  • Container

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!