contaggio

620 palavras 3 páginas
É muito claro a relação do filme com a nossa realidade, principalmente nas áreas de saúde.
Diante de toda a trajetória do filme, impossível não lembrar da "recente" pandemia de gripe provocada pelo vírus H1N1, que causou a morte de milhares de pessoas.Assim como no filme, a vacina contra a doença gerou uma grande polêmica a respeito de sua segurança e de seus possíveis efeitos colaterais.
No filme também é possível entender alguns dos processos envolvidos na investigação de uma epidemia e a busca da prevenção de uma doença, já que a aparelhagem e os profissionais são muito semelhantes ao que temos para causas reais.
Outro fator que também é muito importante, são os profissionais da saúde (médicos,enfermeiros). Em casos que a doença é infecciosa, falta assistência, aumentando o número de doentes, e consequetemente a causa de mortes.
Então é possível ver muita coisa em comum entre ambas as coisas (ficção e realidade). No filme até é relembrado a gripe Espanhola (1918), que matou cerca de 1% do MUNDO TODO. A única questão que está fora da nossa realidade é o investimento nas vacinas, pois para o estado isso não dá dinheiros, existe "outros problemas a resolver".
Eu não vi o filme Contagion , mas pelo que eu sei, a ciência por trás dele é muito bom. Em MEV Facebook eo blog " A Microbiologia na notícia "Nós já ter colocado alguns links para vários artigos (aqui, o CDC ). O fato é que o vírus MEV-1, em que o filme é inspirado em Hendra e Nipah vírus, ambos pertencentes ao gênero Henipavirus que é no seio da família de paramyxovirus . Isto é associado com os vírus, tais como papeira e o sarampo.

Esses vírus têm um envelope lipídico e têm RNA como monocaternario material genético de sentido negativo . Os hospedeiros naturais desses vírus são os morcegos frugívoros , mas pode ir para outras espécies de mamíferos, incluindo humanos. Os sintomas iniciais são semelhantes aos da gripe, mas pior ao longo do tempo e pode, eventualmente, causar a morte por

Relacionados