Contagem de bolores e leveduras

Páginas: 4 (970 palavras) Publicado: 2 de maio de 2012
INTRODUÇÃO
A segurança alimentar é uma preocupação constante por parte dos consumidores, assim como dos produtores de alimentos. Por conta disso, a contagem de bolores e leveduras se faz necessáriapara obtenção de informações sobre as condições de higiene no processamento, transporte e armazenamento dos alimentos.
Atividade de água baixa e pH ácido, favorecem o crescimento de bolores eleveduras. Os bolores na maioria são capaz de assimilar qualquer fonte de carbono derivada de alimentos e quando necessário utiliza proteína ou aminoácidos como fonte de nitrogênio ou de carbono, váriasespécies vão apresentar crescimento limitado. As leveduras são mais exigentes, muitas são incapazes de assimilar nitrato e carboidratos complexos.
A maioria dos bolores e leveduras apresentam temperaturaótima de crescimento na faixa de 25 a 28°C, não se desenvolvendo bem nas temperaturas de 35 a 37°C e raramente nas temperaturas de 45°C.
No Brasil nos anos de 1998 a 2000 foram registrados 192surtos de infecções alimentares com 12.188 enfermos e 3 óbitos. A resolução RDC n°12, de 2 de janeiro de 2001 do Ministério da Saúde estabelece um limite de tolerância para vegetais e frutas minimamenteprocessados, para coliformes termotolerantes (CTE) de até 100 UFC/g produto. Considerando a necessidade de constante aperfeiçoamento das ações de controle sanitário na área de alimentos, visando aproteção à saúde da população e a regulamentação dos padrões microbiológicos.

OBJETIVO
Estabelecer procedimento para a contagem de bolores e leveduras na amostra de doce de goiaba em pasta ecomparar com os limites estabelecidos na Resolução - RDC n°12, de 2 de janeiro de 2001 da Agência Nacional de Vigilânia Sanitária - ANVISA (limite 104 UFC/g ou mL).

MATERIAIS E MÉTODOS

Para o preparoda amostra foram utilizados os seguintes materiais, equipamentos e reagentes:
Álcool 70%
Papel absorvente
Pinça de dissecação
Bisturi
Bico de Bunsen
Balança
Saqueta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relatório contagem de bolores e leveduras
  • Contagem de bolores e leveduras em amostra de farinha de soja
  • CONTAGEM DE FUNGOS FILAMENTOSOS (BOLORES) E NÃO FILAMENTOSOS (LEVEDURAS)
  • Bolores e leveduras
  • bolores e leveduras
  • Artigo bolores e leveduras
  • Pesquisa de Bolores e Leveduras em polpa de cajá não pasteurizadas armazenadas sob congelamento
  • Bolor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!