contadores envolvidos na fraude do banco panamericano

Páginas: 5 (1189 palavras) Publicado: 27 de abril de 2014


O Ministério Público Federal protocolou na 6ª Vara Criminal da Justiça Federal, em São Paulo, denúncia contra 14 ex-diretores e três ex-funcionários do Banco Panamericano, por crimes contra o sistema financeiro nacional. A denúncia foi feita com base na lei 7.492/86, que trata dos crimes financeiros.
Além das provas apontadas no relatório da Polícia Federal, encerrado em fevereiro desteano, o MPF identificou outras possíveis irregularidades na gestão do Panamericano, como o pagamento de propina a agentes públicos, pagamento de doações a partidos políticos com ocultação do real doador, pagamento a escritório de advocacia em valores aparentemente incompatíveis com os serviços prestados e fornecimento de informações falsas ao Banco Central.
Entre os denunciados estão o ex-presidentedo Conselho de Administração do banco e do Grupo Silvio Santos, Luiz Sebastião Sandoval e o ex-diretor superintendente, Rafael Palladino. Sandoval foi funcionário e 'braço direito' do apresentador por mais de 30 anos. 
A denúncia não engloba, contudo, a fraude na venda de participação do banco Panamericano para a Caixa. Mas, segundo o procurador da República Rodrigo Fraga Leandro de Figueiredo,autor da denúncia, "há indícios fortes no sentido de que os "vendedores" agiram com dolo, ocultando fraudulenta e conscientemente os problemas da instituição financeira durante a negociação da participação acionária".
Leia mais: Veja infográfico sobre o escândalo
Segundo o procurador, não há dúvidas de que Sandoval e Palladino eram os mentores das fraudes, já que tinham conhecimento de que oresultado real do banco começou a se deteriorar a partir de 2007 e buscavam soluções "heterodoxas" para melhorar o resultado - ainda que de forma fraudulenta e artificial.
Segundo a denúncia, fraudes na contabilização das carteiras cedidas eram realizadas para cobrir "rombos" decorrentes de anteriores fraudes nas liquidações antecipadas e vice-versa. "As fraudes estavam interligadas e o conhecimentode uma implicava o de outra", afirma Fraga.
"Sandoval era o principal beneficiário, entre os dirigentes do Banco Panamericano, do aumento artificial do resultado do banco, pois recebia os maiores "bônus" entre os dirigentes e acabava por utilizar o suposto bom resultado do banco para continuar operando todo o grupo econômico", aponta a ação.

Esses diretores, com a ajuda de Adalberto Savioli,diretor de crédito, e Antônio Carlos Quintas Carletto, diretor de cartões, também fraudaram a provisão para devedores duvidosos do banco, deixando de lançar pelo menos 500 milhões de reais nessa conta, o que aumentou fraudulentamente o resultado positivo.


Polícia Federal encerra investigação sobre banco Panamericano
Inquérito aberto em 2010 foi enviado para o Ministério Público Federal.Durante a investigação, 22 pessoas foram indiciadas.
Do G1, em São Paulo
8 comentários
A Polícia Federal anunciou nesta quarta-feira (8) ter encerrado a investigação que apurou as denúncias de crimes envolvendo o banco Panamericano, que resultaram em um rombo de R$ 4,3 bilhões. De acordo com a PF, o inquérito policial concluído na terça seguiu para o Ministério Público Federal. Caso condenados, osindiciados poderão responder a penas que, somadas, podem chegar a 31 anos de reclusão.
O inquérito teve início em dezembro de 2010 e foi aberto para investigar "a existência e a autoria de crimes decorrentes de fraudes contábeis e subtração de valores envolvendo a administração" do banco, conforme indica nota da Polícia Federal.
saiba mais
PF indicia ex-superintendente do Panamericano, dizadvogada
Ex-chefe do Grupo Silvio Santos é indiciado pela PF, diz advogado
Balanço do Panamericano confirma rombo de R$ 4,3 bilhões
Polícia Federal investiga se houve crime no Banco Panamericano
Durante a investigação, 22 pessoas foram indiciadas. Cinco principais ex-diretores do banco, três ex-funcionários e um ex-presidente do Grupo Silvio Santos foram indiciados pela prática dos crimes de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BANCO PANAMERICANO fraude
  • Fraude no Banco Panamericano
  • Fraude Banco Panamericano
  • A Fraude Do Banco Panamericano
  • fraude
  • Estudo de caso
  • Estudo De Caso
  • Estudo de caso acerca da fraude do banco panamericano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!