Contabilidiade

1282 palavras 6 páginas
Introdução

A Contabilidade surgiu das necessidades que as pessoas tinham de controlar aquilo que possuíam, gastavam ou deviam. Sempre procurando encontrar uma maneira simples de aumentar suas posses. Logo com as primeiras administrações, surge a necessidade de controle, que seria totalmente impossível sem a aplicação dos registros. O Objetivo da Contabilidade é prestar informações relacionadas ao patrimônio de uma pessoa física ou jurídica para tomada de decisões.

O papel do contador em uma empresa a cada dia que passa torna-se de fundamental importância para a administração, onde verifica que hoje o profissional contábil não apenas registra os dados para fins fiscais e/ou tributários, mas sim com o objetivo de disponibilizar informações gerenciais de grande importância para a organização.

A contabilidade contabiliza todos os dados e números relativos à situação financeira de uma empresa, os comunica para o seu responsável e todos os dados por ela informados são confiáveis. Resumindo, a contabilidade é uma ciência que ajuda na tomada de decisões importantes, principalmente aquelas que dependem da situação financeira de uma empresa.

A contabilidade esta cada dia mais precisa nos sistemas de contas a pagar, contas a receber e patrimônio. Com apenas um lançamento contábil no sistema criamos livros, diário e razão, e balancete de verificação. Fato que não há muito tempo era uma coisa quase impossível de ser feita.

Questões

a) Quem e quando se praticava uma contabilidade rudimentar?
A contabilidade rudimentar era praticada pelo Homem primitivo desde a antiguidade (4000 a.c). Mesmo sem o conhecimento dos números, da escrita ou da moeda, o Homem primitivo já utilizava métodos para contabilizar seus instrumentos de pesca e caça e seus rebanhos.

b) Onde foram encontrados os primeiros registros patrimoniais?
Os primeiros registros patrimoniais foram encontrados na Mesopotâmia, atual Iraque, situada em os rios Tigres e Eufrates.

c) Onde foram

Relacionados

  • Serviços contabeis
    15746 palavras | 63 páginas