Contabilidadecetep

3555 palavras 15 páginas
ATIVO CIRCULANTE

É o primeiro grupo de contas do Ativo. A recomendação legal de que os bens e direitos sejam classificados no Ativo na ordem do grau de liquidez decrescente faz com que, o Ativo Circulante, estejam posicionados, após o disponível, os itens que se converterão em dinheiro mais rapidamente, (até o final do exercício subsequente). O Ativo Circulante é o grupo de maior liquidez no ativo da empresa.

3.1 OUTRAS DENOMINAÇÕES DO ATIVO CIRCULANTE * CAPITAL DE TRABALHO: É com o Ativo Circulante que o administrador trabalha para produzir riquezas atendendo o objeto social da empresa.

* CAPITAL DE GIRO: É o Ativo Circulante que o administrador movimenta, procurando girar mais rapidamente possível com o objetivo de melhorar a rentabilidade.

* ATIVO CORRENTE: É o Ativo Circulante que corre, gira e trabalha no sentido de trazer benefícios a empresa.

* CAPITAL CIRCULANTE: É o Ativo Circulante que assume dentro de um ciclo diversas formas, iniciando-se com dinheiro, transformando-se em mercadorias, posteriormente em duplicatas e novamente, em dinheiro (no resgate das duplicatas)..

3.2 COMPONENTES DO ATIVO CIRCULANTE: OS VALORES CLASSIFICÁVEIS NO ATIVO CIRCULANTE SÃO:

1. DISPONÍVEIS: * Caixa * Depósito bancário à vista (Bancos Conta Movimento) * Aplicações financeiras (Fundo de Aplicações Financeiras). 2. BENS E DIREITOS REALIZÁVEIS A CURTO PRAZO (NO CURSO DO EXERCÍCIOSOCIAL SEGUINTE) * Duplicatas a receber * Investimentos temporários * Outros valores 3. APLICAÇÕES DE RECURSOS EM DESPESAS DO EXERCÍCIO SEGUINTE (DESPESAS ANTECIPADAS) * Seguros. * Despesas financeiras.

DISPONIBILIDADES: A Lei 6404/76 estabelece em seu artigo 178, que no Ativo as contas serão dispostas em ordem decrescente de grau de liquidez e, dentro desse conceito, as contas de disponibilidades são as primeiras a serem apresentadas no balanço e, como também definidas pelo art. 179 dentro do Ativo Circulante.
A

Relacionados