Contabilidade

Páginas: 12 (2778 palavras) Publicado: 1 de junho de 2013
ECONOMIA

Unidade de Ensino:
* Universidade Anhanguera - UNIDERP
Curso:
* Ciências Contábeis
Disciplina:
* Economia
Componentes:
* Camila do Santos Souza – RA 351890
* Daiana Nunes da Silva – RA 357900
* Josefa Maria Sobrinho – RA 381418
* Megue Sayara Ferreira Cardoso – RA 352772
* Raquel Penha Santos – RA 372836
* Elizangela Gomes dos Santos – RA352199

Prof.ª Ma. Renata Machado Garcia Dalpiaz

Juazeiro – BA, setembro de 2012

Análise Econômica dos Escritórios de Contabilidade na Cidade de Juazeiro-BA

I. Introdução
O escritório de contabilidade exerce e presta serviços necessários e indispensáveis para o funcionamento de empresas e de estabelecimentos comerciais. Estes serviços correspondem a pessoas físicas e jurídicas,microempresas, associações e instituições que necessitam de especialistas para a análise detalhada das áreas contábil, fiscal e trabalhista.
A contabilidade é um processo que exige tempo e análise, diante disto a maioria das empresas optam em contratar serviços de escritórios ou firmas que dispõem destes elementos, além da qualidade e eficiência no serviço prestado.
Os escritórios têm por objetivoatingir as metas determinadas pela própria empresa e oferecer serviços qualificados, demonstrando a capacidade de suprimento das necessidades dos clientes e disponibilizando satisfação e confiabilidade aos mesmos. Entre outros serviços mais utilizados, estão a elaboração do balanço contábil e financeiro, como também pagamentos de tributos e resolução de problemas relativos ao quadro de funcionários.Dessa forma, a contratação desta prestação de serviço é vista pelas entidades como vantagem financeira, pois não há a necessidade em adquirir custos com estrutura, mão-de-obra e profissionais especializados e capacitados para tal atividade, e também dispõem de suporte tanto para a abertura como para a sobrevivência das mesmas, contribuindo para a preservação do patrimônio e o auxilio nas tomadasde decisões.
A contabilidade se expandiu e tornou-se reconhecida e importante para a sociedade. O avanço da profissão trouxe consigo maior qualificação de profissionais gerenciadores de informações e participantes nas estratégias organizacionais das empresas, além de atuarem mediante as constantes e crescentes mudanças que ocorrem no mercado, como o comportamento da economia, dos setoresprodutivos e de uma evolução acelerada dos meios de comunicação e tecnologia.
O mercado exige maior especialização do profissional com a preparação e obtenção de conhecimentos atualizados, úteis e necessários para atuarem em novos ramos da contabilidade, a exemplo da auditoria, da perícia e da consultoria.
Alguns obstáculos surgiram com a evolução de informações na tecnologia, no entanto, esta fasefacilitou a análise de fenômenos, viabilizou canais para a obtenção de conhecimentos acompanhados as mudanças que ocorrem continuamente no mundo e influenciou os contadores ao atento de contextos atualizados e precisos. Devido a isto, os clientes buscam e optam por profissionais ágeis e preparados com maior discernimento, entendimento, qualidade e eficiência neste ramo de negócio.
Os escritóriosutilizam técnicas de adaptação e adequação ao tipo da organização e ao serviço que lhe será prestado. Tais como:
* Escrituração: é o histórico e o registro de fenômenos patrimoniais em ordem cronológica, seguindo as regras e as normas contábeis e caracterizando a veracidade do contexto evolutivo do patrimônio;
* Demonstrações Contábeis: são apresentações monetárias organizadas da situaçãopatrimonial e financeira em determinada data, estabelecendo a sua evolução e os fatos que o afetaram;
* Análise das Demonstrações Contábeis: permite aos usuários dados detalhados sobre os componentes do patrimônio e os resultados da atividade econômica desenvolvida pela instituição;
* Auditoria: é uma técnica que consiste no exame e na absorção de conhecimentos através de documentos, livros,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade
  • Contabilidade
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • Contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!