Contabilidade

Páginas: 6 (1338 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
     Introdução
Neste trabalho vou falar das sociedades comercias vou abordar as sociedades e suas caracteristicas
As sociedades comerciais são a estrutura típica da empresas nas economias de mercado, embora a empresa possa revestir outras formas jurídicas.
Nos termos, as sociedades comerciais têm necessariamente por objecto a prática de actos de comércio e as sociedades que tenham porobjecto a prática de actos de comércio devem revestir um dos tipos previstos no Código.























Conceito de empresa
Uma empresa é uma unidade económico-social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objectivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços. Nesse sentido, faz uso dos factores produtivos(trabalho, terra e capital).

Tipos de sociedades comerciais
sociedade em nome colectivo
sociedade por quotas
sociedade anonima
sociedade em comandita


Sociedade em Nome Colectivo
O Capital Social corresponde a bens colocados na empresa pelos sócios (deve ter no mínimo 2 pessoas) que a constituem, e este é representado por partes. Uma parte equivale ao valor que o sócio tem na organização.Além dessas partes serem em montante ainda existem sócios que possuem partes de indústria, ou seja, não entraram na organização com um determinado montante mas sim com trabalho. No contracto de sociedade deve ser mencionado as partes com que cada sócio entrou para a formação da empresa, contudo, as partes de indústria não necessitam de estar subscritas. Assim, é evidente que todos os sócios queconstituem uma organização têm as suas responsabilidades. Têm a responsabilidade de entrar com o dinheiro ou com o trabalho para a sua formação, responsabilidade perante os empréstimos que esta possa contrair, todavia os credores apenas podem exigir o seu pagamento a qualquer um dos sócios quando a empresa já não possui qualquer património que cobra a divida.
Uma sociedade em nome colectivo devepossuir na sua estrutura organizatória uma Assembleia Geral, que está constituída por todos os sócios que compõem a sociedade e a Gerência composta também por todos os sócios, que administram e representam a sociedade com poderes iguais sem qualquer distinção entre os sócios.
Caso algum sócio pretenda abandonar a sociedade deve ter a aprovação dos restantes sócios e a transmissão da sua parte deveser redigida por escrito.
 









empresa criada com o estatuto jurídico de Sociedade em Nome Colectivo tem as seguintes características:


Não exige um montante mínimo obrigatório para o capital social, visto que os sócios respondem ilimitadamente pelas obrigações sociais da empresa;
A firma pode ser composta pelo nome, completo ou abreviado, o apelido ou a firma de todos,alguns ou, pelo menos, de um dos sócios, seguido do aditamento obrigatório por extenso "e Companhia", abreviado e "Cia" ou qualquer outro que indicie a existência de mais sócios, nomeadamente "e Irmãos";

É uma sociedade de responsabilidade ilimitada em que os sócios respondem ilimitada e subsidiariamente em relação à sociedade e solidariamente entre si.
















Sociedade porQuotas:

Neste tipo de sociedade o capital social não se encontra representado por partes mas sim por Quotas. Os sócios (2 ou mais pessoas) que a constituem podem ter várias quotas, o que mostra a relevância que estes possuem dentro da entidade. A sua responsabilidade encontra se limitada, uma vez que não possuem qualquer responsabilidade perante o pagamento de empréstimos, que podem vir acontrair, apenas o património da empresa pode saldar a divida. Quanto à sua estrutura organizatória é composta por uma Assembleia Geral onde se encontram todos os sócios, a Gerência que pode ser constituída por sócios da sociedade ou não, que representam a sociedade, onde, quem nela se encontra tem de possuir capacidade jurídica e por ultimo, caso a sociedade chegue a um determinado volume de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade
  • Contabilidade
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • Contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!