contabilidade

Páginas: 2 (286 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
O Japão tem a segunda maior economia do mundo. Apesar de várias características únicas do Japão, a contabilidade tem sido fortemente influenciada pelos outros países por mais deum século, primeiro da Europa e, em seguida, pelos dos Estados Unidos. No novo milênio, o IASB se tornou um fator chave no desenvolvimento da contabilidade japonesa.
A profissãocontábil japonesa teve influência relativamente pequena sobre relatórios financeiros, devido à importância das fontes governamentais de autoridade. O Instituto Japonês deContadores Públicos Certificados (JICPA) foi um membro fundador da International Accounting Standards Committe (IASC), mas este último teve pouco efeito sobre os relatórios financeirosjaponeses até a década de 1990. A principal razão para isto é que o IASC originalmente procurou implementar seus padrões por meio dos esforços mínimos dos organismos nacionais deprofissionais de contabilidade. No entanto, de 1993 a 1995, houve um presidente japonês do IASC e isso coincidiu com maior influência internacional no Japão. Em 2001, um setorprivado padrão foi criado, em parte, a fim de cooperar com a nova International Accounting Standards Board. A longo prazo, mais óbvias influências internacionais sobre relatóriosfinanceiros japoneses são as dos EUA sobre a Lei de Valores Mobiliários e da Alemanha sobre o Código comercial original. A influência dos EUA tem diminuído o espaço para ainfluência do IASC/B.

A profissão contábil japonesa teve influência relativamente pequena sobre os relatórios financeiros em comparação com o governo, e tem uma influência muito menor doque os profissionais anglo-saxões (Sakagami et al., 1999). O Instituto Japonês de Contadores Públicos Certificados (JICPA) foi criado pela Lei Contabilistas Certificados
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade
  • Contabilidade
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • Contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!