contabilidade

Páginas: 2 (393 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013
O Relatório Contábil é a exposição resumida e ordenada dos dados colhidos pela contabilidade de acordo com as normas regulamentares dos orgãos normativos. Objetiva relatar as pessoas que se utilizamda contabilidade os principais fatos registrados em determinado período, ou seja, de modo geral, fornece informações sobre a posição patrimonial e financeira, o resultado e o fluxo financeiro de umaentidade, que são úteis para uma ampla variedade de usuários na tomada de decisões, além de auxilia-los a estimar os resultados futuros e os fluxos financeiros da organização.
Um conjunto completo dedemonstrações contábeis inclui os seguintes componentes:
1. balanço patrimonial, sendo constituído pelo Ativo, pelo Passivo e pelo Patrimônio Líquido.
2. demonstração do resultado – que apresentao resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses. 
3. demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados, podendo ser substituídopela demonstração das mutações do patrimônio líquido – que demonstra, de forma analítica, as variações de todas as contas do Patrimônio Líquido.
4. demonstração dos fluxos de caixa – que apesar de nãoser um relatório obrigatório, tem sido considerado por muitos como um dos mais importantes instrumentos de analise financeira das empresas.
5. demonstração do valor adicionado, se divulgada pelaentidade; e
6. notas explicativas, incluindo a descrição das práticas contábeis - que são informações complementares às demonstrações contábeis, representando parte integrante das mesmas.
A Comissão deValores Mobiliários (CVM), através do Ofício Circular CVM nº 01/2007, estabeleceu regras para as normas contábeis pelas Companhias Abertas, incluindo as informações obrigatórias na publicação dasdemonstrações financeiras.
Assim temos o exemplo de três grandes empresas que são participantes deste mercado de Companhias Abertas e que compõem o cadastro geral. Sendo elas: BANCO BRADESCO S.A.,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade
  • Contabilidade
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • Contabilidade
  • CONTABILIDADE
  • contabilidade
  • CONTABILIDADE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!