Contabilidade
Sistema de informação é um conjunto organizado de dados, técnicas de acumulação ajustes e emissões de relatórios.
Usuário é uma pessoa ou uma empresa interassada na avaliação de situação e evolução de uma entidade.
Usuários preferenciais ou externos são acionistas, credores em geral, integrantes do mercado de capitais.
Usuários secundáriossão administradores da entidade e o fisco.
Informação de natureza econômica é a demonstração do resultado do exercício, capital e patrimônio.
Informação de natureza financeira é o fluxo de caixa e o capital de giro.
Informação de natureza física são as quantidades geradas de produto ou serviços, números de depositantes em um banco, números de clientes em uma empresa, número de funcionário em uma empresa.
Informação de natureza de produtividade é ultilização mista de conceitos de receita bruta per capita, depósitos por clientes. As informações financeiras e econômicas constituem o núcleo central da contabilidade, já as informações de natureza física e de produtividade são complementares às demonstrações contábeis.
O objetico da contabilidade é permitir que os usuários avaliem a situação financeira e econômica da empresa e possam inferir sobre as tendências futuras da empresa.
A contabilidade deve contribuir para as decisões do usuário, não se justificando por si mesma. Antes deve ser um instrumento útil a tomada de decisões.
As empresas devem divulgar todas as informações que contribua para a avaliação da situação patrimonial e resultados, permitindo inferências no futuro.
As informações que não constarem nas demonstrações, devem constar em notas ou quadros complementares.
A contabilidade tem relacionamento com os aspectos jurídicos, os quais muitas vezes não conseguem retratar a essência econômica. A contabilidade deve seguir a essência e não a