Contabilidade P Blica E O Processo De Converg Ncia

1420 palavras 6 páginas
Contabilidade pública e o processo de convergência

O processo de convergência na contabilidade pública, nada mais é que a adoção das normas internacionais de contabilidade em busca de informações padronizadas e de maior qualidade.
No Brasil o setor privado segue a International Financial Reporting Standards (IFRS), editadas pelos CPCs (Comitê de Pronunciamentos Contábeis) e o setor público segue as IPSAS (Normas Internacionais de Contabilidade Aplicada ao Setor Público) que são editadas pelo IFAC (Federação Internacional de Contadores).
A contabilidade pública e gestão fiscal no Brasil, inicia ainda na década de 60 evoluindo até a implantação obrigatória em 2014 do Plano de Contas Aplicada ao Setor Público editado pela Secretaria do Tesouro Nacional com base nas Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público editas em 2008 pelo CFC.
Para essa convergência a STN edita anualmente o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público com base nas IPSAS e nas normas do Conselho Federal de Contabilidade, respeitando a legislação vigente,

Fonte: http://www.fiscalizar.com.br/wp-content/uploads/2013/03/Evolucao_contabilidade_no_brasil.jpg
O processo de convergência vem sendo feito de forma gradual. Abaixo o calendário atual conforme portarias STN nº 828/2011 e 753/2012.

Fonte: http://www.fiscalizar.com.br/wp-content/uploads/2013/03/Evolucao_contabilidade_no_brasil.jpg

As principais dificuldades para alinhar a contabilidade pública aos padrões internacionais estão na falta de pessoal qualificado e de investimentos dos estados e municípios em sistemas de TI.
O Brasil avança no caminho da consolidação e aperfeiçoamento da estabilidade e do crescimento sustentável. A partir de 2012, mais um passo será dado nesse sentido, com a adoção das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público por parte da União, dos Estados e do Distrito Federal. Os municípios farão a transição em 2013. A implantação do novo modelo de contabilidade, que

Relacionados

  • tcc balanco social nas empresas como ferramenta de gestao
    16180 palavras | 65 páginas
  • ENTRE A ARTE E A TÉCNICA: O DILEMA DO SOCIAL NAS AGROINDÚSTRIAS FAMILIARES RURAIS NO MUNICÍPIO DE CONSTANTINA/RS
    56134 palavras | 225 páginas
  • Principios contabeis
    192673 palavras | 771 páginas