CONTABILIDADE E A LÍNGUA PORTUGUESA.resumo

1234 palavras 5 páginas
3

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB – CAMPUS VII
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCENTE: JOSÉ ROBÉRIO LIMA XISTO

José Maria Dias Filho e Masayuki Nakagawa iniciam o artigo “Análise do
Processo da Comunicação Contábil: Uma Contribuição para a solução de Problemas
Semânticos, utilizando Conceitos da Teoria da Comunicação”, definindo que a comunicação é função básica da atividade contábil e que poucas pesquisas têm sido realizadas, em nosso meio, objetivando investigar o grau de compreensibilidade da linguagem contábil por parte dos usuários da contabilidade. Apontam ainda dois objetivos do trabalho por eles elaborados: o primeiro é estimular reflexos no sentido de se avaliar até que ponto a contabilidade tem conseguido estabelecer comunicação eficaz entre empresa e o diversos agentes que com ela interagem; e o segundo é demonstrar que os conceitos da teoria da comunicação podem contribuir no desenvolvimento da metodologia voltada para identificar e corrigir problemas semânticos que afetam as informações contábeis.

Dias Filho e Nakagawa

evidenciaram que o problema da semântica das informações contábeis há muito tempo desperta à atenção de muitos autores e entidades que se preocupam com a qualidade da evidenciação.

No Brasil, afirmam os autores, que a qualidade da

evidenciação contábil tem evoluído nas últimas décadas, sobretudo no campo das companhias abertas, em função de contribuições de algumas entidades, entre as quais, os autores citam: Comissão de Valores Imobiliários – CVM e o Instituto
Brasileiro dos Contadores – IBRACON.
Para os autores a natureza do problema semântico consiste na distância existente entre o significado que um emissor pretende transmitir através de determinado código e a interpretação que o receptor atribui à mensagem recebida.
Eles apresentam um modelo básico de comunicação, constituído dos seguintes elementos: fonte, transmissor, canal, receptor e destino, fazendo analogias de tais

Relacionados