CONTABILIDADE E SOCIOLOGIA.resumo

4443 palavras 18 páginas
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB – CAMPUS VII
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCENTE: JOSÉ ROBÉRIO LIMA XISTO

A mudança de paradigma ocorrida em meados do século passado no pensamento contábil brasileiro refere-se ao crescimento da influência da escola americana de contabilidade em detrimento da influência da escola italiana na construção do pensamento contábil brasileiro.
Na busca de um entendimento sobre a transformação do pensamento contábil no Brasil, em particular sobre a mudança de paradigmas, foi aplicada a sociologia da tradução (sociology of translation), também conhecida como
Actor Network Theory - ANT desenvolvida por Callon (1986), Law (1986 e
1992) e Latour e Woolgar (1986) e Latour (1987, 1988 e 2005).
Nesse contexto, foi observada se a abordagem sociológica da tradução é eficaz para fornecer uma explicação empírica e teoricamente fundamentada para o processo de mudança de paradigmas na contabilidade brasileira.
Quanto a forma e abordagem no que tange ao processo de pesquisa na construção do pensamento contábil no Brasil, ainda existe uma lacuna no que se refere a forma, entretanto, a abordagem é de caráter puramente historiográfico e bibliométrico.
A sociologia da tradução foi inicialmente concebida para ser utilizada na pesquisa sobre o processo de produção, assimilação e aceitação do conhecimento científico e da inovação tecnológica e a seguir também passou a ser utilizada em outras áreas do conhecimento.
Ezzamel (1994) e Lowe (2001 a, 2001 b, e 2004 b) desenvolveram pesquisas em contabilidade utilizando a abordagem da sociologia da tradução.
No Brasil a abordagem da sociologia da tradução também tem sido utilizada em pesquisas nas mais diversas áreas de conhecimento como em agronomia, saúde pública, antropologia, ciência e tecnologia, gestão e políticas públicas. A sociologia da tradução, também conhecida como Actor-Network
Theory - ANT foi desenvolvida por Bruno Latour, Michel Callon e John

Relacionados