CONTABILIDADE E SOCIOLOGIA.fichamento

671 palavras 3 páginas
3

JOSÉ ROBÉRIO LIMA XISTO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – DEDC/CAMPUS VII
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS

SOCIOLOGIA E AS CIÊNCIAS CONTÁBEIS.

SILVA, J.M.; DE SOUZA, S.C; SOUZA, J.A. Sociologia e as Ciências Contábeis.
Disponível

em:

. Acesso em: 11 mai. 2014.

Diferencia o surgimento da contabilidade e da sociologia, sendo a contabilidade uma necessidade da sociedade no tocante ao comércio (acúmulo de bens) e a sociologia uma necessidade de estudar as classes sociais.
Acrescenta que a sociologia surgiu da necessidade de interpretar as unidades que formam a sociedade, ou seja, os fenômenos sociais e econômicos, tentando explicá–los, analisando os homens em suas relações de interdependência e buscando a compreensão das diferentes sociedades e culturas. A contabilidade está ligada as primeiras manifestações humanas, surgindo da necessidade social de proteção à posse e interpretação dos fatos ocorridos, com a finalidade de alcançar os fins propostos.
Afirma que sociologia desenvolveu-se enquanto ciência no século XIX, influenciada sobre os impactos causados pelas duas grandes revoluções: A
Revolução Francesa e a Revolução Industrial, e que devido as mudanças no cenário político e social as relações se tornaram mais complexas e passaram ser objeto de estudo de vários teóricos, entre eles, Montesquieu (1689-1755),
Rousseau (1712-1778). Além do que, a sociologia também foi impactada pelos pensadores Iluministas. Enfim, cada teórico ao seu tempo, em determinada época, contribuiu para evolução da sociologia.

4

Define a sociologia como uma ciência que analisa o comportamento humano dentro da sociedade e seus efeitos. A sociologia procura investigar o comportamento entre as pessoas, a partir de então podemos definir como objetivo da sociologia a compreensão e interpretação da vida em sociedade, investigando os conflitos sociais que se traduzem em grandes transformações para os indivíduos e a sociedade.
Evidencia

Relacionados