contabilidade e administraçao

Páginas: 18 (4313 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
1- Introdução

A gestão na indústria é uma tarefa compartilhada de forma sincronizada, entre as áreas estratégicas de produção, engenharia, manutenção, marketing, vendas, finanças, pesquisa e desenvolvimento, recursos humanos, entre outras. O crescimento da competitividade dos mercados, em que o cliente é quem decide que preços quer pagar, determina os prazos para pagamento do produto e,principalmente, que nível de qualidade esse produto precisa ter, nem sempre permite que o controle da organização, como um todo, fique no âmbito exclusivamente interno, tornando-se um fato, muitas vezes, externo à empresa, "dirigido" pelo próprio mercado. Devido a isso, as técnicas e métodos, desenvolvimentos e tecnologias de gestão da produção de bens e serviços assumiram no mercado uma posiçãofundamental, passando por grandes transformações que influenciam decisivamente no sucesso e competitividade das organizações. Essa competitividade, com crescimento sustentável e geração de lucro aos acionistas, estão diretamente relacionados à capacidade dos gestores da indústria em se adaptar a esses cenários, desenvolver e pôr em prática estratégias de médio e longo prazo, de forma a tornar a empresabem sucedida entre seus principais concorrentes. Iremos demonstrar nas seguintes páginas, pontos importantíssimos que ajudarão o gestor industrial moderno a obter um sucesso em sua gestão.



























2- Diferença entre apuração do “custo” das vendas de uma industria quando comparada a uma empresa do comércio varejista

Uma empresa industrial temo seu processo contábil um pouco mais complexo do que nas atividades comerciais. Enquanto nas comerciais o custo das mercadorias tem sua formação simplificada, pois basicamente é o preço de aquisição, na industrial temos três componentes principais: materiais, mão- de- obra e outros custos. O custeamento dos materiais é similar ao do custo comercial inteiro; no entanto, a maior complexidade estájustamente na apuração e alocação dos custos com mão- de- obra. O razão analítico é um dos fatos contábeis que determina o saldo de cada conta e também o balancete de verificação, para que seja feito o ajuste de apuração de imposto a recolher e apuração do imposto sobre lucro, considerando o resultado contábil apurado.
Contabilidade x Indústria:
Na indústria: a Contabilidade de Custos irádeterminar:
• O custo dos produtos vendidos
• O estoque de produtos em elaboração (também chamado de “produtos em fabricação
• O estoque de produtos acabados (ou prontos)
• O estoque de insumos (matérias-primas, materiais de embalagem, almoxarifado, etc.)

No comércio:
Aplica-se a Contabilidade de Custos no comércio, pois suas premissas básicas são aplicáveis á formação do custo de mercadoriasvendidas. Apesar de uma aplicação mais simples, “direta”, sem as complexidades advindas das operações industriais ou de serviços, a Contabilidade de Custos no comércio irá determinar:
• O custo das mercadorias vendidas
• O estoque de mercadorias
• O estoque de bens não destinados á revenda (como materiais de consumo, etc.)


3- Métodos de custeio. Diferença entre custeio variável e custeio porabsorção

Entende-se que o método de custeio é a forma pela qual os custos são apropriados aos seus portadores finais. O custeio variável está alicerçado na apropriação de todos os custos variáveis – diretos ou indiretos– aos portadores finais dos custos, fundamentado, na relação entre esses e o grau de ocupação da entidade.Como determinado, o custo indireto, ao contrario dos custos diretos, nãosão facilmente identificados aos produtos ou serviços desenvolvidos em determinado período, necessitando, assim, de algum tipo de medida para sua distribuição. Esse intermédio na atribuição dos custos indiretos aos produtos ou serviços denomina-se rateio. Os critérios de rateio modificam o custo dos produtos, portanto, são necessários cautela e bom senso ao adotá-los. Sempre existirá um certo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade e administração
  • Administração e contabilidade
  • Administração e contabilidade
  • Administração e contabilidade
  • Administração contabilidade
  • contabilidade na administração
  • Contabilidade e administração
  • contabilidade na administracao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!