Contabilidade Unit3

712 palavras 3 páginas
As demonstrações financeiras são resumos emitidos pela contabilidade, relatando a situação econômica e financeira de uma empresa (ou entidade) em um determinado momento. As demonstrações financeiras mais conhecidas (ou mais tradicionais) são o balanço patrimonial e a DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), e sabe-se que todas as demonstrações financeiras se relacionam. Sobre a relação entre a DRE e o balanço patrimonial, podemos afirmar que:

c. O lucro ou prejuízo apurado na DRE fazem parte do patrimônio líquido no balanço patrimonial.

Augusto, que é dono de um restaurante, negociou com o Sr. José Antônio, vendedor de uma grande empresa de alimentos, o fornecimento de uma tonelada de chocolate. Nessa negociação, como Augusto é um excelente pagador e cliente já há mais de três anos, ofereceu um prazo para pagamento de 90 dias! A intenção de José Antônio é o de fidelizar, ou melhor, “segurar” o Augusto, que estava querendo comprar de um outro fornecedor. O contador do Augusto irá realizar qual lançamento contábil na contabilidade do restaurante? 
 

c. D – Estoques C – Fornecedores

Marta acaba de desligar o telefone. Avisou a sua chefe, Dona Irene, que o boleto do seguro foi pago naquele instante, por meio da internet. Dona Irene, que é sócia de uma empresa do setor de móveis artesanais, estava chateada com a seguradora porque foi cobrada de um pagamento que supostamente estaria atrasado, mas era um erro! Ela teria ainda uma semana de prazo. – Antes mesmo de atrasar, já estou sendo cobrada! – lamentava. Decidiu pagar o boleto para evitar problemas. Por sinal, decidiu pagar o “prêmio de seguros” de forma integral e não parcelado em 12 meses (o tempo de vigência do contrato) para “não ter dores de cabeça”. Detestava ser procurada por cobradores! Após o pagamento, a Marta, que trabalha na tesouraria, enviou a documentação para a Angélica, a contadora da empresa. A Angélica, então, efetuou o seguinte lançamento contábil: 
Mossoró, 1o de março de

Relacionados

  • Delphi
    19838 palavras | 80 páginas