Contabilidade tributária

Páginas: 25 (6220 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2011
Sumário

Introdução..............................................................................................04

A importância do Planejamento Tributário.........................................05

Simples Nacional...................................................................................06

LucroArbitrado.....................................................................................08

Lucro Presumido...................................................................................09

Lucro Real/ Fiscal..................................................................................10

Bibliografia.............................................................................................21


Tema: Planejamento Tributário

Sub-tema: Aescolha do Regime de Tributação para pagamento de tributos (IRPJ e CSLL)

Introdução

Todos nós sabemos que o nível de tributação sobre as empresas no Brasil é extremamente elevado, um dos maiores em todo o mundo e o que em muitas vezes acaba incapacitando as empresas a darem continuidade em suas atividades.
A realidade tributária brasileira é muito complexa e traz um custo financeiro enorme àsempresas, além de causar uma constante insegurança de se estar ou não cumprindo com todas as obrigações exigidas pelo fisco, pois se essas obrigações estiverem em desacordo, a empresa estará sujeita a penalizações severas.
O planejamento tributário é um conjunto de sistemas legais que visam diminuir o pagamento de tributos. O contribuinte tem o direito de estruturar o seu negócio da maneira quemelhor lhe pareça, procurando a diminuição dos custos de seu empreendimento, inclusive dos tributos. No caso de nossa pesquisa, estaremos nos aprofundando no pagamento do Imposto de Renda e Contribuição Social e suas modalidades de tributação: Simples Nacional, Lucro Arbitrado, Lucro Presumido, Lucro Real (Anual ou Trimestral).
O bom planejamento tem por finalidade obter a maior economia fiscalpossível, reduzindo a carga tributária para o valor realmente exigido por lei, porém tomando as devidas precauções e agindo de forma lícita a fim de atender as exigências do fisco, evitando assim penalidades posteriores.
“Planejar o pagamento do tributo não significa deixar de cumprir as obrigações com o fisco, visa aplicar correta e adequadamente as oportunidades contidas na Legislação vigente”.(Fonte: IOB)

A importância de se estudar o sub-tema
O presente trabalho tem por objetivo identificar todas as alternativas legais aplicáveis ao caso ou existência de lacunas (“brechas”) na lei, que possibilitem realizar a operação pretendida, da forma menos onerosa possível para o contribuinte e sem contrariar as leis, executando suas operações e pagamentos dos tributos de forma lícita.
Paragestores são os impostos que mais preocupam, já que o Brasil possui uma carga tributária superior ao de países desenvolvidos, esse que repassam ao povo os valores arrecadados em forma de serviços. Com a enorme carga tributária, o investimento acaba sendo reduzido significativamente, já que o capital que poderia ser investido em infra-estrutura, contratação de pessoal, entre outros, acaba sendorecolhido aos cofres públicos e não repassados da forma que deveria acontecer, ou seja, em prol da população.
Para nós contadores é de suma importância o conhecimento de todas as formas de tributação e qual a melhor opção para cada empresa. Assim, temos o dever de contribuir na geração de informações que possam dar suporte aos administradores nas tomadas de decisões e na continuidade dosempreendimentos, pois conhecendo a legislação tributária, o cenário fiscal e a natureza do negócio, permitiremos ao empresário reduzir, ou até mesmo eliminar pagamento de alguns tributos, tudo de forma lícita é claro.
As taxas de mortalidade das empresas no Brasil são alarmantes, e o maior desafio para as novas empresas que se lançam no mercado, é permanecer exercendo suas atividades. Segundo levantamento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade tributária
  • Contabilidade tributária
  • Contabilidade tributaria
  • Contabilidade tributária
  • Contabilidade tributaria
  • Contabilidade tributária
  • Contabilidade tributaria
  • CONTABILIDADE TRIBUTARIA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!