Contabilidade Societ Ria Portf Lio

378 palavras 2 páginas
Portfólio de Conclusão da Disciplina de:Contabilidade Societária

.

Ciências Contábeis

UNIFRAN

Tema 1 : As junções de empresas vêm sendo muito importantes para a viabilidade dos negócios. No Brasil, o Banco Itau comprou o Unibanco e, esta incorporação fez com que a empresa resultante da união se tornasse muito forte e elevasse seu lucro. O que você pensa da criação de grandes conglomerados? Comente esta tendência das empresas se juntarem. Você acha justo esse “esmagamento” das empresas menores?
Tema 2: Explique de forma fundamentada a situação do Ágio e ganho na aquisição do investimento. Em seguida, dê um exemplo prático na forma de cálculo.
Na minha opinião a formação desses grandes conglomerados não é positiva pois uma única empresa passa a controlar uma grande parte de um determinado seguimento e isso prejudica a livre concorrência de mercado,onde o consumidor final procura outras alternativas de preço,qualidade e atendimento e se vê sem saída pois o seguimento é dominado por uma grande rede de um mesmo conglomerado.
Me parece que esta tendência realmente vem acontecendo e nos últimos anos tivemos alguns acontecimentos nesse sentido. No meu entendimento, olhando com os olhos de administrador, acho viável a fusão entre duas empresas . Os conglomerados aumentam suas fatias no mercado,aumentam o seu poder de compra com os fornecedores e consequentemente conseguem aumentar os seus lucros. Nesse ponto é positivo na visão administrativa.
Porém, existe o outro lado que são as pequenas empresas que realmente são esmagadas pelas grandes fusões entre grandes empresas, porque normalmente as empresas que se unem já são grandes e com a união se tornam muito mais poderosas não deixando quase que nenhum espaço para as pequenas.

O Ágio ou Deságio verificado na aquisição , representado respectivamente, pela diferença apurada entre o custo de aquisição do investimento e o valor contábil do investimento, determinado mediante aplicação

Relacionados