Contabilidade Rural

Páginas: 17 (4129 palavras) Publicado: 5 de junho de 2015

Contabilidade Rural
No Brasil, o agronegócio possui um papel importantíssimo na economia, sendo responsável por, pelo menos, 1/3 do Produto Interno Bruto - PIB.

Com os avanços, houve grandes índices de produtividade na agropecuária, fazendo com que as propriedades passassem a ser constituídas como empresas, obtendo a visão de lucro e não mais de autossuficientes para a sobrevivência. Asgrandes mudanças ocorridas em razão da globalização e impulsionadas pela tecnologia transformaram de maneira significativa as propriedades rurais.
O produtor rural, além de implementos agrícolas, passa a precisar de ferramentas importantes para o gerenciamento de seus negócios, necessitando de um método contábil específico, devido as suas necessidades e particularidades, precisando planejar e controlarsua produção agrícola, devendo conhecer as condições climáticas, sazonalidade, safra, entressafra, fatores biológicos e mercados futuros. 
O grau de gerenciamento faz com que haja o sucesso da empresa rural, através de conhecimento racional dos recursos à disposição, como: terra, implementos agrícolas, animais e o essencial, informações para tomar as decisões, garantindo o lucro e a existência daempresa. Assim, as propriedades têm que procurar aumentar seus lucros, através de treinamento adequado para maior produtividade e qualidade em seus serviços.
O administrador rural tem a função de planejar, controlar, decidir e avaliar os resultados, além de conhecer os fatores externos, acompanhando e analisando o comportamento do mercado, uma vez que seus produtos são commodities (que não têmmarca) e seus preços dependem exclusivamente da lei da oferta e da procura. Sobre os fatores internos, tem que haver um controle direto, conhecendo bem para ter o maior proveito, acompanhando e analisando a sua capacidade de produção e prestação de serviços.
O administrador, nesse caso, irá precisar de ferramentas para colocar todas essas informações em práticas. Assim, o papel do contador é deextrema valia, para dar suporte a todos esses assuntos, podendo proporcionar à propriedade rural um melhor gerenciamento das informações externas e internas, atingindo seu objetivo: a maximização dos lucros.
É em razão dessa realidade que surge a necessidade de se controlar e gerenciar a contabilidade rural nas propriedades, porque as ferramentas e informações disponibilizadaspela contabilidade contribuirão para as tomadas de decisões corretas, refletindo diretamente nos resultados.
Além da necessidade de programar um controle das atividades rurais, devemos lembrar que, para o sucesso empresarial, não necessitamos apenas de ações com foco em seus resultados, mas também da eficiência da mão de obra de sua equipe, gerando o bem-estar social entre seus funcionários.
Assim, este trabalho evidencia aimportância da contabilidade rural para estas propriedades, procurando conhecer suas atividades administrativas e contábeis, para a prática de exercício em sua atividade profissional. 

1.1.  Problema
A contabilidade rural existe há alguns anos, apesar da sua extrema importância, muitos proprietários rurais não a conhecem. Eles não têm um controle interno/externo de suas atividades e,principalmente, de seus resultados para tomarem decisões corretas.
.
1.2. Objetivos Específicos
            Com a finalidade de aprofundar os conhecimentos na área estudada e viabilizar o objetivo principal, tem-se o seu desdobramento nos seguintes objetivos específicos:
- Discutir os conceitos de Agronegócio, Contabilidade Rural, Atividade Rural.
- Identificar a existência de Escrituração Contábil.
-Verificar o fluxo de caixa das empresas rurais.
- Verificar o orçamento rural.
- Verificar como são apurados os resultados das propriedades rurais.
- Verificar as movimentações financeiras das empresas rurais.
- Analisar e questionar a existência da assessoria contábil.

1.3.  Justificativa
De acordo com os dados extraídos do site do Ministério da Agricultura (www.agricultura.gov.br), o agronegócio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contabilidade rural
  • CONTABILIDADE RURAL
  • CONTABILIDADE RURAL
  • Contabilidade rural
  • Contabilidade rural
  • Contabilidade Rural
  • Contabilidade rural
  • Contabilidade rural

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!