Contabilidade riral

1067 palavras 5 páginas
Um importante instrumento de captação de recursos na esfera agrícola é a CPR (Cédula de
Produtor Rural- Lei nº 8.929/94). Faça uma abordagem detalhada de como a emissão dessa cédula pode ser útil aos produtores rurais, de modo geral.
OBSERVAÇÕES PERTINENTES: Na abordagem detalhada deve conter:
- Explanação sobre a CPR;
- Histórico e principais características;
- Importância da CPR ao produtor rural/ Vantagens/ Desvantagens;
- Discussão do porquê desse instrumento ter sido criado;
- Diferença da CPR física e financeira

RESPOSTA

A cédula é um título pelo qual o emitente, produtor rural (pessoa física ou jurídica) ou cooperativa de produção, vende antecipadamente certa quantidade de mercadoria, recebendo o valor negociado (ou insumos) no ato da venda e comprometendo-se a entregá-la na qualidade e no local acordado em data futura. A CPR foi regulamentada em 22 de agosto de 1994 pela Lei 8929. O emissor (produtor rural ou cooperativa de produção) deve procurar uma instituição (banco ou seguradora) que dê garantia à CPR. Essa instituição, após análise do cadastro e das garantias do emissor, acrescenta seu aval ou agrega um seguro. De posse da CPR avalizada ou segurada, o emissor pode negociá-la no mercado. Dependendo da instituição que analisa o cadastro, podem ser exigidas certidões negativas de ônus, hipoteca, alienação fiduciária de máquinas/implementos, penhora do produto ou outras garantias cadastrais. A CPR pode ser negociada no mercado primário, quando o emitente deseja adiantar recursos para utilizar na produção de determinada mercadoria agropecuária, e no mercado secundário, quando o adquirente da CPR deseja negociá-la por meio de sua venda a outro agente interessado.
A negociação pode ser feita por intermédio do mercado de balcão ou da Bolsa Brasileira de Mercadorias. Pode-se utilizar também o leilão eletrônico do Banco do Brasil, que interliga as bolsas de mercadorias regionais. No caso de o emitente não cumprir o compromisso de entrega por

Relacionados

  • economia
    43672 palavras | 175 páginas