Contabilidade pública

Páginas: 5 (1157 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
3 DESENVOLVIMENTO
Para realizar uma administração que traga resultados para a população, os usuários necessitam ter nas mãos informações tempestivas, relevantes, exatas e confiáveis para tomada de decisão. Dessa forma, a contabilidade tornou-se uma fonte inesgotável de informações que demonstram a situação das entidades num determinado momento.
Como ciência, a contabilidade busca registrar,estudar e interpretar o patrimô-nio das entidades por meio da aplicação de métodos próprios de estudo e controlar os atos e fatos da administração pública, tratando de informações relativas à previ-são das receitas, à fixação das despesas e à execução orçamentária.
Na administração pública, diferentemente do que se aplica à iniciativa privada, tudo deve ser feito dentro da lei, respeitando-se oconsagrado princípio da legalidade, como afirma Barroso:

Também por tributo as suas origens liberais, o princípio da legalidade flui por vertentes distintas em sua aplicação ao poder público e aos particulares. De fato, para os indivíduos e pessoas privadas, o princípio da legalidade constitui-se em garantia do direito de liberdade, art. 5º da Constituição da República: “Ninguém será obrigado afazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude da lei”. Para o poder público, o princípio da legalidade, sem maior explicitação, assume feição diversa. Ao contrário dos particulares, que se movem por vontade própria, aos agentes públicos somente é facultado agir por imposição ou autorização legal. Inexistindo lei, não haverá atuação administrativa legítima. Os indivíduos e pessoas privadaspodem fazer tudo que a lei não veda, os Poderes Públicos somente podem praticar os atos determinados pela lei (BARROSO, 1998, p. 15)

Por isso, conhecer e saber interpretar os demonstrativos no setor público passou a ser essencial para toda e qualquer pessoa que queira exercer seus direitos e obrigações como cidadã, já que o controle social, isto é, aquele exercido pela sociedade organizada, estase tornando o principal instrumento de controle da gestão da coisa pública.Diante de tais fatores, há carência de maior divulgação e entendimento de seus conceitos, principalmente no ramo da contabilidade pública em micro e pequena empresa como informa Arruda:

Na realidade, os obstáculos ou dificuldade encontrados pelas micro e pe-quenas empresas são funções do padrão do comportamento dosempresá-rios em relação à competitividade que, por sua vez, resulta da educação que tiveram e do ambiente em que vive (ARRUDA, 2002, p. 69).
Como podemos perceber, para que as pequenas e microempresas possam sobreviver após os primeiros anos de vida, é necessário que seus gestores tenham: um bom entendimento na administração e em todos os setores que lhes possam proporcionar um bom reconhecimento;aptidão para provar que são capazes de re-solver as dificuldades e viver com a concorrência; e entender a importância da pe-quena empresa como solução para o desenvolvimento do país como soluções de problemas diversos de natureza social.
Com incentivo, segundo Atkinson Et Al (2003, p. 37) a empresa “poderá exe-cutar o seu papel de gerar informação ao empresário para que este tome decisões maisacertadas e em tempo hábil”. Nesse sentido Barros (1978, p. 61) diz que a pe-quena e média empresa “tem uma substancial importância [para o país] em seu pro-cesso evolutivo, contribuindo significativamente, quer seja do ponto de vista econô-mico, quer seja do ponto de vista social e inclusive político”.Devido ao seu grau de importância, a realidade de que ainda é baixa a taxa de sobrevivência dasempresas que variam de setor na economia, diversas entidades dedicam-se ao estudo da pro-blemática das empresas. Segundo Moraes (Apud Pinheiro, 1996), “identificar os fa-tores que exercem influencia sobre o sucesso e o insucesso das empresas tem sido um dos objetivos mais almejados por pesquisadores”.Segundo Najberg&Puga:

A taxa de sobrevivência cai mais nos primeiros anos de existência por se-rem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade publica
  • Contabilidade Pública
  • contabilidade publica
  • Contabilidade Pública
  • Contabilidade Pública
  • Contabilidade Publica
  • Contabilidade pública
  • contabilidade publica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!