Contabilidade, Orçamento e Direito Empresarial

Páginas: 14 (3317 palavras) Publicado: 27 de outubro de 2013










































































SUMÁRIO


INTRODUÇÃO
Nesse trabalho tratará sobre Contabilidade, Orçamento e Direito Empresarial.
Descrevendo conceito de cada um deles, sua aplicabilidade na contabilidade, para melhor entendimento dentro dos parâmetros que cada um desempenha.DESENVOLVIMENTO
planejamento financeiro – características e fundamentos
A expressão planejamento tem em seu significado literal o ato ou efeito de planejar, trabalho de preparação para qualquer empreendimento, segundo o roteiro e métodos determinados, processo que leva ao estabelecimento de um conjunto coordenado de ações para a direção de uma empresa, visando alcançar determinados objetivos.Já financeiro significa, relativo a finanças a gestão de dinheiros ou recursos líquidos. Portanto, planejamento financeiro significa a união desses dois conceitos levados ao plano empresarial.

De acordo com Lemes (2002,p.243)
O planejamento financeiro direciona a empresa e estabelece o modo pelo qual os objetivos financeiros podem ser alcançados. Um plano financeiro é, portanto, umadeclaração do que deve ser feito no futuro. Em sua maioria, as decisões numa empresa demoram bastante para serem implantadas. Numa situação de incerteza, isso exige que as decisões sejam analisadas com grande antecedência.


No entanto dentro do planejamento existem as suas características que são: a adequação à realidade, exeqüibilidade e a flexibilidade.
A adequação à realidade refere-se aodiagnóstico que dará condições a esta qualidade: avaliação constante desde o primeiro momento para reestruturar o planejamento sempre que necessário.
Exeqüibilidade é um plano que deve ser real, concreto, realizável, a ponto de ser possível executá-lo integralmente, dentro das condições previstas. Não se concebe um trabalho burocrático.
Flexibilidade é um planejamento que é concebido com dinamismo próprio,de natureza di alética. Posto isto, a avaliação constante e permanente deve permear todo processo para que sejam efetuadas estruturações desejadas.
O planejamento nada mais é que um elemento potencializador e organizador do trabalho e neles existem seus fundamentos teóricos e práticos.
Esses fundamentos nada mais são que o ato de planejar, fazer parte da história do ser humano, pois o desejo detransformar sonhos em realidade objetiva é uma preocupação marcante de toda a pessoa. Em nosso dia-a-dia, sempre estamos enfrentando situações que necessitam de planejamento, mas nem sempre as nossas atividades diárias são delineadas em etapas concretas da ação, uma vez que já pertencem ao contexto de nossa rotina. Entretanto, para a realização de atividades que não estão inseridas em nossocotidiano, usa-se os processos racionais para alcançar o que se deseja.
O homem primitivo, no seu modo e habilidade de pensar, imaginou como poderia agir para vencer os obstáculos que se interpunham na sua vida diária. Pensava as estratégias de como poderia caçar, pescar, catar frutas e de como deveria atacar os seus inimigos.
A história do homem é um reflexo do seu pensar sobre o presente, o passadoe o futuro. O homem no uso da sua razão sempre pensa e imagina o seu “ quê fazer”, o ato de pensar não deixa de ser um verdadeiro ato de planejar.
Algumas pessoas planejam de forma sofisticada e altamente científica, obedecendo aos mais rígidos princípios técnicos e seguindo os esquemas sistêmicos que orientam o processo de planejar, executar e avaliar. Outros, que nem se quer conhecem aexistência das teorias obre planejamento, os fazem sem muitos esquemas e dominações técnicas; contudo, são planejamentos que podem ser agilizados de forma simples, mas com bons e ótimos resultados. Pode-se deduzir, então, que é impossível se livrar o ato de planejar mesmo que não se consiga executar.

a necessidade de se cruzar o planejamento com a execução real e suas medidas corretivas
Como...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • contabilidade, orçamento e direito empresarial
  • Contabilidade, orçamento e direito empresarial.
  • Contabilidade, orçamento e direito empresarial:
  • CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL
  • CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL
  • Contabilidade, orçamento e direito empresarial
  • CONTABILIDADE, ORÇAMENTO E DIREITO EMPRESARIAL
  • Contabilidade, orçamento e direito empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!