Contabilidade internacional - japão

Páginas: 5 (1229 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
1. INTRODUÇÃO

Com o surgimento dos blocos econômicos, fica cada vez mais evidenciada a necessidade de se buscar alternativas que possibilitem a elaboração das normas e práticas contábeis, com o intuito de harmonização dos procedimentos contábeis frente às entidades econômicas.
Na verdade, a intensa movimentação das empresas que migraram de um país para o outro, fez com que o mundo ficassecompetitivo nas questões que dizem respeito à geração de informações para o mundo empresarial.
Diante desta realidade, o processo de harmonização contábil busca alcançar uma nova postura aplicada à contabilidade, onde se procurará atingir um “senso comum” no que diz respeito às normas e procedimentos aplicáveis à elaboração de demonstrações financeiras.
A harmonização se torna necessária, pois,crescentemente, as informações produzidas por um país são usadas em vários outros, provocadas pelo crescimento dos empreendimentos multinacionais e pelos reflexos econômicos que são gerados.
Muitos são os interessados nessa harmonização: os que regulam, os que preparam e os que usam as demonstrações financeiras internacionais para fins decisórias.
O Japão é uma sociedade tradicional, com raízesculturais e religiosas fortes. As empresas japonesas celebram interesses comuns, e estes investimentos reproduzem grandes blocos industriais. Os bancos são frequentemente uma parte destes grupos industriais.
A cultura é um fator importante que afeta o desenvolvimento, progresso e as mudanças dos países, particularmente de seu sistema contábil.







2. HARMONIZAÇÃO DAS PRÁTICAS CONTÁBEISINTERNACIONAIS

Sendo a harmonização das normas contábeis internacionais um processo que está em curso, é de se obervar que os fatores ambientais que formam a cultura de cada país influenciam decisivamente na prática da contabilidade de cada país, bem como afetam no processo de harmonização.
A contabilidade evolui em nível internacional, mas ela ainda mantém características e peculiaridades decada país, sendo um dos obstáculos no progresso a harmonização.
A harmonização das normas contábeis deve acontecer para que as demonstrações contábeis sejam de fácil comparabilidade e consequentemente confiáveis.
O aspecto cultural é obstáculo para a harmonização contábil em nível internacional, porém nada impede dele ser vencido. É necessário que haja bases contábeis comparáveis, porem não sepode esperar que haja uma padronização de normas em nível internacional.
Nos Estados Unidos, por exemplo, o setor privado publica normas contábeis que cubram situações ou problemas contábeis particulares. No Japão e no Brasil a contabilidade tem sido o instrumento mais valioso do Estado, e fundamental instrumento para coleta de impostos.
Para que as empresas operem além de suas fronteirasnacionais é preciso que tenham canais com os quais possam comunicar-se. Pode-se dizer que os esforços no sentido de aprimoramento da harmonização das normas contábeis aumentam as chances de se apreender a língua e a entender as diferenças e semelhanças da cultura dos países envolvidos no processo.







3. JAPÃO E SUAS PRÁTICAS CONTÁBEIS

Em 1980, foi decretado o código comercial do Japão, oprimeiro regulamento formal das demonstrações das companhias japonesas. Os principais eventos relacionados ao sistema contábil ocorreram no termino da 2° Guerra Mundial.
Na primeira metade do século XX, a contabilidade refletia as ideias alemãs, onde a contabilidade é altamente legalista, ou seja, está baseada em leis e há práticas conservadoras, e na outra metade, as ideias norte-americanas erampenetrantes, que tem como características uma contabilidade direcionada para investidores e credores. A contabilidade desenvolveu-se lentamente no Japão, um exemplo disto foi a consolidação das demonstrações contábeis, que passou a seu requerida a partir de 1976, e os relatórios segmentados a partir de 1990.
O governo japonês tem a mais significante influencia na contabilidade no Japão. As...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contabilidade do japão
  • contabilidade no japao
  • A ascensão do japão no sistema internacional
  • Contabilidade Internacional
  • contabilidade internacional
  • Contabilidade Internacional
  • Contabilidade Internacional
  • Contabilidade Internacional

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!